As crianças do seu condomínio precisam de segurança?

Um grande diferencial de um condomínio residencial é a segurança. Pais de crianças pequenas sempre procuram pelo lugar mais livre de perigos possível para seus filhos brincarem de forma protegida. Investir em um sistema de segurança e se preocupar com o bem-estar dos moradores é essencial para um bom administrador e síndico. Veja abaixo algumas dicas para tornar o condomínio seguro para os pequenos.

Segurança Eletrônica para Condomínios

Comunique-se com os responsáveis

O primeiro passo é a comunicação com os pais. Informe que não é aconselhado a circulação de crianças com menos de 10 anos sozinhas. Além disso, a presença dos responsáveis de menores na hora da brincadeira é essencial, pois eles podem evitar eventuais problemas.

Sempre que possível, alerte os pequenos sobre os perigos e danos que podem ser causados na hora do lazer, como subir em muretas ou pular em grades. Com essa comunicação entre síndico e morador, imprevistos e acidentes podem ser evitados, deixando o condomínio seguro.

Tenha um salva-vidas

As piscinas costumam ser uma das maiores diversões das crianças na área de lazer. Horas e horas são gastas com brincadeiras na água. Mas, com isso, as chances de incidentes, como afogamentos, são maiores.

A presença de um salva-vidas é muito importante para a total segurança não só dos pequenos, como também de todos os moradores. Disponibilizar boias e acessórios de proteção também é uma medida de precaução a ser tomada.

Condomínio seguro tem uma boa portaria

É de suma importância ter uma portaria eficiente e que possa inibir carros em alta velocidade com controle de acesso. Brincadeiras no meio da rua são muito normais na infância, sendo assim, procure reforçar e monitorar a circulação de veículos.

Sinalização, redes de proteção e portões com acesso controlado ajudam a criar espaços mais seguros.

Use um bom sistema de câmeras de segurança

Muitas vezes, acompanhar todos os passos dos filhos é complicado para os pais. Trabalho, tarefas domésticas e outras atividades podem ser empecilhos para observar as crianças.

Pensando nisso, um sistema de câmeras é uma boa pedida para deixar o condomínio seguro, além de supervisionar a garotada. Dessa forma, os responsáveis podem acompanhar de longe as brincadeiras dos seus filhos.

Academia, quadra, salão de jogos, playground, brinquedoteca podem ser vigiados. Em muitos casos, um sistema CFTV nesses locais serve para acompanhar também se as normas do condomínio, inclusive de boa convivência, estão sendo seguidas.

Incentive a participação das crianças na segurança

Moradores, zeladores e síndicos devem sempre observar os espaços e buscar soluções para torná-los mais seguros, seja pela troca de elementos ou a conservação de materiais já existentes. As crianças também podem ser instruídas e incentivadas para informar em casos de brinquedos quebrados ou danificados, principalmente em componentes de parquinhos, que podem causar acidentes ou ferimentos.

Quando a criança está depredando as dependências do condomínio?

É comum que crianças, especialmente as mais novas, tenham o desejo de colorir paredes, pisos ou outros objetos que encontram no ambiente condominial. No entanto, é importante que os pais estejam atentos a esse comportamento e orientem seus filhos a não depredarem as áreas comuns do condomínio.

Pintar paredes ou colorir o chão sem autorização pode causar prejuízos financeiros ao condomínio, além de prejudicar a estética e a limpeza do local. Por isso, é fundamental que os pais conscientizem seus filhos sobre a importância de cuidar do patrimônio comum e respeitar as regras do condomínio.

Estabeleça horários

A infância é uma fase em que a diversão sempre está em primeiro plano. Com energia de sobra, muitas vezes, o lazer pode se tornar algo inconveniente, incomodando os vizinhos de alguma forma.

Novamente, a comunicação com os pais é um grande passo para ser tomado. Estabelecer um horário para o playground — que geralmente fica entre 9 e 22h — é uma boa solução para evitar eventuais aborrecimentos.

Lembre-se sempre de que um ambiente seguro é um fator diferencial para a escolha de um lugar para morar. Aplicando esses conceitos, você será o síndico de um condomínio seguro e estará longe de problemas.

Proteja as crianças do seu condomínio com a Locacess & Locatronic: garanta a segurança de quem você mais ama. Entre em contato com nossa equipe!

Locacess & Locatronic: Há 25 anos, responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!

Leia também:

Importância de câmeras de CFTV na brinquedoteca do seu condomínio

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.