Protegendo a jornada do paciente: O impacto positivo das câmeras de segurança em hospitais 

Em hospitais, pacientes, visitantes e funcionários estão expostos a diversos riscos, como ameaças biológicas, físicas, químicas e ergonômicas. Assim, a segurança hospitalar é fundamental para garantir um espaço adequado onde as equipes médicas, operacionais e administrativas possam prestar atendimento à população em condições seguras. 

Protegendo a jornada do paciente: O impacto positivo das câmeras de segurança em hospitais 

Além de segurança e vigilância, os hospitais recorrem a câmeras por diversas motivos, que incluem:

  • Segurança geral: garantir um ambiente seguro para pacientes, visitantes e equipe.
  • Proteção legal: fornecimento de evidências em litígios e disputas legais.
  • Monitoramento de pacientes: supervisão contínua para assegurar o bem-estar dos pacientes.
  • Aplicação de políticas: fiscalização das normas e procedimentos hospitalares.
  • Prevenção de negligência médica: detecção e prevenção de práticas inadequadas de cuidado.

Câmeras de segurança usados em hospitais

Hospitais podem adotar sistemas de segurança analógicos ou digitais, e, em alguns casos, uma combinação de ambos. A escolha de um sistema em particular é influenciada por fatores como a antiguidade da instituição, disponibilidade de financiamento e necessidades da comunidade local. Os tipos de câmeras empregadas podem variar:

  • Câmeras analógicas: sendo as mais tradicionais, essas câmeras transmitem imagens via cabos coaxiais, oferecendo monitoramento constante. Com funcionalidades mais básicas, elas se destacam pela resistência a ameaças cibernéticas, graças à natureza analógica de seus sinais. Além disso, são uma opção econômica para sistemas de segurança.
  • Câmeras IP: representam a opção mais avançada para vigilância, disponibilizando ampla gama de funcionalidades, como reconhecimento facial, monitoramento de temperatura e detecção de movimentos. Seu custo tende a ser superior ao das outras modalidades.
  • Câmeras sem fio: diferentemente das câmeras analógicas e IP, que exigem instalação de cabos, as câmeras sem fio eliminam essa necessidade. Embora não ofereçam tantas funcionalidades quanto as câmeras IP, proporcionam maior flexibilidade para sistemas de vigilância. Contudo, estão sujeitas a interferências e podem impactar negativamente a rede se não gerenciadas corretamente, sendo mais comuns em implementações de menor porte.

A escolha entre essas opções varia de acordo com as necessidades e capacidades específicas de cada hospital. Embora as câmeras sem fio ofereçam conveniência, instituições maiores e com melhor financiamento tendem a preferir câmeras IP pelas funcionalidades avançadas.

Localização das câmeras de segurança nos hospitais

As câmeras de segurança em hospitais são estrategicamente posicionadas em áreas críticas para garantir a segurança e o monitoramento eficaz. Essas áreas incluem:

  • Áreas de armazenamento controlado de substâncias.
  • Salas de emergência.
  • Depósitos de equipamentos.
  • Corredores.
  • Locais de armazenamento de informações e arquivos.
  • Quartos de pacientes.
  • Pontos de entrada.
  • Salas de espera.
  • Dissuasão à atividade criminosa.
  • Alerta sobre ameaças no perímetro.
  • Monitoramento de veículos de clientes e funcionários.

O principal objetivo das câmeras de vigilância em hospitais é proporcionar um ambiente seguro para pacientes e funcionários, além de proteger recursos valiosos. Isso abrange desde equipamentos médicos até medicamentos e narcóticos, que requerem vigilância para prevenir uso indevido ou extravio. 

A segurança também se estende a pacientes vulneráveis, como bebês e crianças, para os quais a vigilância é vital para prevenir trocas acidentais, sequestros ou outros riscos. A implementação de câmeras em locais estratégicos contribui para um ambiente hospitalar mais seguro e controlado.

Por que os hospitais têm câmeras nos quartos?

As câmeras de segurança são instaladas nos quartos de hospital principalmente para monitorar pacientes em situação de risco ou que estão em condições críticas. Quartos ocupados por pacientes com baixo ou nenhum risco de deterioração costumam ser supervisionados por dispositivos que alertam a equipe médica por meio de sinais sonoros, quando necessário. Além disso, em casos de pessoas com doenças infecciosas, as câmeras permitem que os médicos se comuniquem com os pacientes sem necessidade de contato direto.


Buscando reforçar a segurança do seu hospital ou clínica médica? Contate agora a Locacess & Locatronic e descubra nossas soluções de locação de câmeras de segurança e controle de acesso. Garanta a proteção que sua instituição precisa hoje mesmo!

Locacess & Locatronic: Há 25 anos, responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!

Leia também:

Sensores de barreira infravermelho: afasta potenciais invasores

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.