Qual é a importância das câmeras de segurança em casas de repouso?

A Lei Municipal nº 1.7691, de 19/10/2021, autoriza o uso de câmeras de segurança em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) como medida preventiva contra maus-tratos ou negligências a residentes com 60 anos ou mais.

A legislação permite a instalação de câmeras de vigilância nas áreas de circulação de casas de repouso. Esses dispositivos devem ser posicionados em locais de uso comum dos idosos, com a restrição de instalação em banheiros, vestiários e ambientes privativos, com o objetivo de preservar a privacidade do indivíduo.

Essa lei foi criada para garantir a integridade física ou mental, bem como o bem-estar de nossos entes queridos que vivem em lares de idosos. A ideia é colocar câmeras para evitar que os idosos sofram abusos ou falta de cuidados.

Veja a seguir como essas câmeras ajudam na identificação e confirmação de qualquer situação desagradável em instituições para idosos.

Desafios em casas de repouso

A saúde e segurança dos residentes de lares de idosos são de extrema importância. Infelizmente, relatos de má conduta e negligências em casas de repouso tornaram-se cada vez mais comuns no país. Os maus-tratos em instituições para idosos inclui abuso físico, verbal, emocional e até exploração financeira.

Identificar ou comprovar esses problemas em casas de repouso pode ser desafiador, levando famílias e defensores a considerarem a utilização de câmeras de segurança para monitorar os cuidados recebidos prestados aos idosos. Essa abordagem pode fornecer evidências significativas para proteger os residentes vulneráveis contra possíveis danos.

Por que instalar câmeras de segurança em casas de repouso?

A instalação de câmeras de vigilância em um lar de idosos tem como único propósito auxiliar na supervisão do cuidado dispensado a um ente querido. Está sendo oferecido um atendimento adequado? Houve alguma queda? Os cuidadores estão seguindo um cronograma regular de atendimento? Os membros da família podem monitorar um idoso para garantir que ele ou ela:

  • Não seja maltratado ou abusado pela equipe de enfermagem ou por outros cuidadores/funcionários.
  • Receba refeições diárias e assistência na alimentação, conforme necessário.
  • Seja auxiliado no banho e em outras atividades de higiene diária.
  • Não seja negligenciado ou deixado sentado em uma cadeira de rodas ou com roupas sujas.
  • Receba a medicação prescrita pelo médico.

Passos essenciais e considerações legais 

Antes de instalar uma câmera em uma instituição para idosos, é essencial considerar etapas importantes e questões legais ou de privacidade. Certifique-se de seguir estes passos antes de colocar uma câmera no quarto do seu familiar:

  • Analise o contrato da casa de repouso para garantir que a instalação de uma câmera esteja em conformidade com os termos do contrato do seu ente querido.
  • Compartilhe suas intenções com os administradores do lar de idosos.
  • Obtenha o consentimento do seu parente e, se aplicável, do colega de quarto.
  • Informe ao seu ente querido sobre o que será feito com as gravações.

Embora as câmeras possam contribuir para a segurança do seu familiar, é importante ressaltar que elas não substituem o contato presencial. Visitas regulares podem proporcionar uma sensação de pertencimento à família e evitar que seu ente querido se sinta esquecido.

Benefícios das câmeras de segurança casas de repouso

Para garantir a segurança e bem-estar dos idosos em lares de idosos, as câmeras de vigilância são ferramentas inestimáveis. Elas oferecem tranquilidade aos familiares, evidências de possíveis abusos e suporte jurídico.

Além disso, auxiliam na detecção de problemas de pessoal, como falta de funcionários, e identificam áreas que necessitam de mais treinamento, garantindo cuidados de qualidade aos residentes.


Proteja quem mais importa! Confie na Locacess & Locatronic para fornecer soluções avançadas de segurança. Entre em contato agora e descubra como a locação de nossas câmeras e sistemas de controle de acesso pode melhorar a segurança em sua casa de repouso ou garantir a proteção de seu ente querido.

Locacess & Locatronic: Há 25 anos, responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!

Leia também:

Locação de câmeras: a opção prática e econômica para garantir a segurança de forma flexível

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.