Principais problemas que podem surgir nas câmeras de segurança e como evitá-los

O Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é uma tecnologia baseada no monitoramento de ambientes através de câmeras de segurança que se difundiu bastante nos últimos anos em empresas, comércios e condomínios residenciais.

Trata-se da colocação de câmeras em pontos estratégicos do ambiente a ser monitorado. Com isso, as imagens captadas são transmitidas para um ou mais pontos de visualização, contribuindo para a diminuição de crimes nesses locais.

Um sistema de segurança como o CFTV tem como função prevenir invasões, furtos, roubos e vandalismo, tornando o ambiente mais tranquilo e protegido. Em muitos casos, pode ser decisivo para lidar com essas ocorrências, pois permite que as imagens sejam vistas novamente em um gravador integrado ao circuito.

Outra vantagem do CFTV é que essa solução funciona de maneira ostensiva. As câmeras de segurança são instaladas de maneira visível tanto em locais internos quanto externos, inibindo assim a ação de criminosos.

O sistema de câmeras permite visualizar, monitorar e gravar imagens de diversos ambientes simultaneamente, além de agir diretamente com o fator psicológico de dissuasão. O transgressor sabe que está sendo vigiado e que suas imagens serão gravadas. Isso inibe a ação de invasores, depredadores, pichadores e pessoas mal-intencionadas nos locais observados.  

A câmera é o ponto de partida para a transmissão das imagens, por isso deve ser muito bem instalada para evitar problemas de interferência ou pouca visibilidade. Como a comunicação entre câmeras, monitores e gravadores é feita por um cabo coaxial ou rede sem fio, até a uma central de dados, todo esse caminho deve ser verificado com atenção, nos mínimos detalhes.

Pequenas avarias ou erros de instalações podem interferir nas imagens e danificar as gravações. Para ajudar a prevenir danos e mau funcionamento, listamos cinco problemas mais recorrentes no circuito fechado de televisão.

5 tipos de interferência em CFTV

1. Fios danificados

Durante a instalação, é importante verificar a qualidade de todos os fios que fazem as ligações elétricas. Se algum estiver muito dobrado, com emendas e até mesmo parcialmente cortado, pode prejudicar a qualidade do vídeo.

Inclusive, a maior parte dos chuviscos nas imagens é provocada por fios danificados. Quando o cabo não é blindado, ao passar por uma rede elétrica, ele pode provocar interferência na transmissão do vídeo, causando ruídos e imagens distorcidas.

2. Fonte de alimentação

A recomendação é que as câmeras tenham uma fonte única. Quando há outros equipamentos utilizando, costuma ocorrer quedas de energia e interferências do tipo “fantasmas” de imagens.

A distância entre a instalação e a fonte não pode ser grande. Caso essa distância seja maior que 150 metros, a indicação é instalar um cabo de rede UTP e balun, cuja combinação resulta em maior qualidade à imagem.

3. Superaquecimento

Quando a câmera estiver numa corrente nominal com sinal acima de seu normal, tende a acontecer um superaquecimento. Dessa forma, não só pode atrapalhar a transmissão como danificar o equipamento.

4. Problemas com a conexão de rede

Um dos principais problemas que podem ocorrer nas câmeras de segurança é perder a conexão de rede. Problemas de configuração, interferência de sinal ou falhas na conexão são as causas mais comuns. Para evitar esse defeito, é importante garantir que sua câmera esteja instalada corretamente e que sua rede esteja configurada de maneira adequada. Verifique se a conexão de rede está forte e estável, e utilize um roteador de qualidade para garantir a melhor conexão possível.

5. Manchas

Imagens que aparecem manchadas representam um típico problema de CMOS (chip semicondutor interno) ou de componente RGB danificado. É necessário trocar imediatamente os componentes para não prejudicar o monitoramento.

Já quando há falhas no infravermelho da câmera, o LED pode estar falhando ou com defeito. A câmera deve passar por testes de consumo para que o problema seja encontrado.  

Somos referência em locação de câmeras de segurança e controle de acesso. Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Deixe sua empresa, comércio, indústria ou clínica médica mais seguros!

Locacess & Locatronic: responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!

Leia também:

A importância de um sistema de segurança eletrônica nas escolas

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.