Ambientes hostis? Não para as câmeras de segurança industriais!

Cada vez mais cresce o número de indústrias que investem em câmeras de segurança em ambientes hostis. Esse setor detém uma grande área e muitas máquinas e processos para serem monitorados.

É quase humanamente impossível acompanhar e controlar todo o ambiente industrial e perceber todas as situações de risco e de improdutividade que possam estar ocorrendo.

Por isso, implementamos sistemas inteligentes de CFTV em nossos clientes. Assim, oferecemos com nossas soluções em segurança de processos e patrimonial não só vigilância como aprimoramento da prevenção, mas informações que ajudam na tomada de ações relacionadas à operação.

Nossos especialistas são encarregados do planejamento, instalação e configuração dos projetos, assegurando resultados desde as solicitações básicas até as mais exigentes.

Mesmo sendo tecnologias bastante difundidas, não são todos que entendem a importância das câmeras de vigilância nos diversos setores industriais. Por isso, neste texto, vamos explicar tudo o que esses equipamentos podem fazer por você, seus colaboradores e processos. Confira os principais pontos a seguir.

Ambientes hostis

Vigilância de alta performance de ambientes desafiadores

O Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é um sistema de captação e retenção de imagens feita por câmeras digitais ou analógicas que permite a observação através de monitores conectados a uma rede central. As imagens podem ser transmitidas também para dispositivos como smartphones e tablets por um aplicativo.

Todo gestor de segurança conhece a importância de sua indústria segura. O CFTV permite que seja feito o gerenciamento local ou remoto das imagens, assim como gravação de eventos ou de todo o dia. 

Dessa maneira, equipes de segurança, manutenção, segurança do trabalho e até de controle de qualidade podem analisar as imagens novamente sempre que sentirem essa necessidade ou precisarem detectar algum problema.

Prevenção de roubos

A primeira vantagem de adotar um sistema de vigilância por câmeras é minimizar as situações de furto e roubo que ocorrem dentro de uma unidade. 

Ao utilizar um equipamento com boa resolução de imagem, é possível apurar ocorrências como essa e identificar seus autores. Além disso, a presença do sistema de câmeras em si já se apresenta como um empecilho aos criminosos, dificultando e, por vezes, desencorajando suas ações.

Em fábricas com plantas extensas ou com diversas unidades, esse benefício é ainda mais valioso, pela proporção dos riscos que poderiam ocorrer e economia que pode ser gerada. O uso de análise de vídeo inteligente e ronda virtual, por exemplo, podem tornar a atividade de vigilância mais eficaz e produtiva, necessitando menos operadores.

Controle de qualidade industrial simplificado e eficiente

A supervisão remota das operações fabris garante a conformidade com os padrões exigidos, agilizando o controle de qualidade.

A filmagem à distância otimiza a eficácia ao eliminar a necessidade de fiscais por longos períodos. A integração de análises de vídeo amplifica essa eficácia, permitindo a detecção precisa de eventos específicos.

Alertas instantâneos são gerados para situações como excedentes de tempo, cruzamentos ou falha de equipamento, agilizando o processo e garantindo a qualidade.

Segurança dos trabalhadores da indústria

A adoção de condutas seguras pelos funcionários é uma questão de extrema importância para trabalhos realizados em indústrias e que pode se tornar mais crítica a depender do tipo de maquinário e insumos manipulados na rotina das atividades. Pensando nisso, o circuito de câmeras representa um grande aliado nesse cenário.

Ao posicionar os equipamentos de vídeo em áreas de risco, o acompanhamento das dinâmicas se torna mais eficaz, pois permite o controle simultâneo de diversas áreas da planta. 

É possível verificar medidas preventivas, como o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a distância segura de zonas perigosas. A utilização dos vídeos agiliza a vigilância, automatizando a detecção de situações de perigo.

A Locacess & Locatronic é líder na locação de câmeras de segurança e controle de acesso e entende a importância do sistema de vigilância e, por isso, conta com serviços que pensam na sua indústria de maneira única. Entre em contato conosco e peça seu orçamento!

Locacess & Locatronic: Há 25 anos, responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!

Leia também:

Quais os tipos de controle de acesso disponíveis e as vantagens de cada um deles?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.