5 dicas para aumentar a segurança do seu negócio

5 dicas para aumentar a segurança do seu negócio
5 dicas para aumentar a segurança do seu negócio

O aumento da violência urbana vem sendo uma grande preocupação na vida dos brasileiros. E os casos de  roubo a comércios também acompanham esse crescimento, principalmente próximo às datas comemorativas, como Carnaval e Páscoa, em que há maior movimentação de pessoas e dinheiro nos caixas. 

Portanto, proteger o seu negócio em todos os momentos, em especial durante as datas comemorativas, é muito importante! Pensando nisso, a Locacess & Locatronic preparou algumas dicas para que você possa aprimorar a vigilância patrimonial e, assim, aumentar a segurança de sua empresa. Confira!

1- Não estabeleça rotinas

É muito importante que a pessoa responsável por realizar o transporte de valores da empresa até o banco, não o faça sempre no mesmo horário, assim como, evite fazer o mesmo caminho e também não tenha a mesma agência bancária como destino em todas as ocasiões. Isso dificulta a ação de criminosos, que poderiam identificar alguma oportunidade para realizar o roubo.

Também se deve compreender que a rotina de realizar depósitos presencialmente no banco pode ser uma prática perigosa, uma vez que há quadrilhas especializadas somente no que chamam de “saidinha de banco”. Essas quadrilhas se organizam para ficarem no entorno das agências observando as movimentações, posicionados para uma ação, seja assalto ou furto, a qualquer momento.

2- Invista em segurança pessoal

Os donos de negócios locais costumam ser muito visados pelos criminosos, principalmente com a finalidade de cometer assaltos e sequestros-relâmpago, por conta do seu status social.

Por isso, é importante se atentar a alguns cuidados que visam a prevenção e investir em segurança pessoal, desde a adoção de comportamentos preventivos, em relação às suas condutas, maneiras, atitudes e formas de proceder no dia a dia, até investimentos que envolvem a blindagem de carros e, em casos mais extremos, a contratação do serviço de segurança pessoal.

Dentre os cuidados básicos que podem ser tomados em favor da sua segurança pessoal, estão:

  • Evitar o uso de celular em lugares abertos

Quando for necessário receber uma chamada, fazer uma ligação, digitar uma mensagem ou qualquer outra ação no celular, procure por locais mais seguros, de preferência fechados e com vigias profissionais, como comércios ou shopping.

  • Cautela ao dirigir

Vale lembrar sobre a importância de manter as portas do carro bem travadas, vidros fechados e ficar em alerta, já que os criminosos costumam agir nos momentos em que os motoristas estão mais distraídos, como nos semáforos. 

O mesmo vale para pequenas batidas que podem acontecer durante a noite, sendo que o ideal é não parar para reagir.

3- Evite guardar dinheiro no local

O mais recomendado é que, ao manter o dinheiro em espécie, o montante seja guardado em cofres que não estejam instalados no mesmo local do negócio. Além disso, deve-se manter pouco dinheiro vivo no caixa. 

Essas medidas desestimulam a ação de possíveis bandidos e, caso haja alguma ocorrência, os prejuízos financeiros acabam sendo reduzidos. 

Com isso, os criminosos também saberão que o assalto no local provavelmente não irá compensar, já que não constam grandes quantias em dinheiro vivo e, assim, entendem que a ação criminosa não vale a pena, em comparação ao alto risco.

4- Alarmes e sensores

Para empresas e comércios, também é importante contar com alarmes e sensores de movimento e intrusão, prontos para disparar em quaisquer tentativas de arrombamento. 

Empresas especializadas garantem segurança 24 horas por dia, além de colocarem à disposição equipes armadas, enviando-as ao local sempre que necessário, principalmente quando há o disparo do alarme e o proprietário não esteja ciente da presença de pessoas naquele determinado horário.

5- Câmeras de segurança

A instalação de câmeras de segurança é primordial para qualquer tipo de negócio, uma vez que inibe a ação de possíveis criminosos. Ao saber que está sendo gravado, e que sua imagem poderá ser utilizada posteriormente para identificação, muitos desistem de realizar o ato criminoso. 

As câmeras de segurança também funcionam para monitorar a entrada e saída de pessoas do local, permitindo a sua identificação e diminuindo, assim, o número de furtos e outras ocorrências. Caso haja algum crime no local, os suspeitos podem ser facilmente identificados através das imagens obtidas através das câmeras.

É fundamental ter em mente que a segurança do seu negócio não deve incluir apenas ações estratégicas para a proteção dos ativos materiais e das pessoas que passam por aquele ambiente, mas é igualmente importante visar ações preventivas.

Dentre os principais motivos para que o seu negócio conte com câmeras de segurança, estão:

  • Redução do risco de arrombamento: devido à possibilidade de identificação do criminoso, provas e, quando se trata de um serviço monitorado, prisão em flagrante.
  • Redução da reincidência: ao adotar essas medidas de segurança após uma ocorrência, os bandidos que poderiam planejar um novo assalto ao local tendem a se sentirem inibidos e tirarem a empresa do radar de oportunidades de ação.
  • Redução de prejuízos financeiros e humanos: ao evitar possíveis ocorrências, as pessoas estão menos expostas à violência, uma vez que episódios de agressão são comuns durante as invasões. Quando se coloca na “ponta do lápis” o valor investido em medidas de segurança e o compara ao risco de prejuízo financeiro, o investimento sempre irá compensar.
  • Menor risco de acidentes e incêndios: com o devido monitoramento, é possível evitar diversas situações, como incêndios, furtos, espionagem da concorrência, violação de sistemas, sabotagens e paralisações desnecessárias ou intencionais, uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho, acidentes, dentre outras.

A Locacess & Locatronic

Com mais de 24 anos no mercado, a Locacess & Locatronic é pioneira, líder no mercado e atuante no segmento de locação de Circuito Fechado de Televisão (CFTV). Seus serviços e instalações se aplicam aos mais diversos locais, como lojas, empresas, condomínios, fábricas, comércios, residências, hotéis e muitos outros.

A proposta de aluguel de câmeras da Locacess & Locatronic consiste em oferecer um serviço de ponta na instalação de equipamentos modernos, de qualidade, tecnológicos e de fácil manuseio. 

A assistência técnica, manutenção, treinamento (sempre que necessário), suporte e atendimento profissional são serviços importantes oferecidos pela equipe treinada da Locacess & Locatronic, a fim de prestar o melhor atendimento de acordo com o seu negócio. Afinal, a nossa prioridade é a sua segurança.

Fale conosco pelo formulário do site ou entre em contato pelo Whatsapp (11)98433-1072.