Você sabe como escolher a localização exata para câmeras de segurança?

De nada adianta investir em dispositivos altamente tecnológicos se na hora de fazer a instalação das câmeras de segurança não houver uma mínima noção sobre qual é a maneira correta de posicioná-las. É importante saber como e onde colocar o equipamento para ter melhor proveito do seu sistema de vigilância. Confira as dicas abaixo.

localização exata para câmeras

Como instalar câmeras de segurança?

Análise de risco

Em primeiro lugar, para definir em quais locais instalar suas câmeras, é necessário estudar quais são os fatores de riscos aos quais sua empresa, comércio ou condomínio estão expostos. Geralmente os focos para vigilância são entrada, acesso dos fundos, ambientes com objetos de valor e locais com grande fluxo de pessoas.

É necessário ter em mente que não existem regras fixas sobre os locais exatos a serem monitorados. Cada caso deve ser analisado individualmente. 

Altura

O primeiro fator que interfere diretamente na qualidade das filmagens e até na preservação dos equipamentos é a altura em que as câmeras serão posicionadas. Se o posicionamento for muito baixo e em uma área externa, você irá expor seu equipamento ao vandalismo. Por outro lado, câmeras instaladas em uma altura muito elevada vão exigir uma resolução superior e iluminação aumentada.

A altura correta vai depender da finalidade de vigilância, do tipo de equipamento e do tamanho da área a ser monitorada. De uma maneira geral, podemos afirmar que o recomendado é que as câmeras fiquem a pouco mais de três metros de altura do chão, para que não possam ser alcançadas facilmente e não limitem o campo de visão.

São apenas sugestões, não existe regra determinada, tudo dependerá da análise do local e da necessidade de cada cliente.

Áreas externas

Ao fazer a instalação de câmeras em áreas externas, você deve assegurar que os equipamentos utilizados sejam específicos para essa finalidade, já que deverão resistir a adversidades como chuva, vento e calor. Por isso é importante ter uma empresa especializada para indicar qual o modelo adequado para aquele ambiente e temperatura, normalmente são utilizadas câmeras com proteção IP 67. 

O recomendado é posicionar o equipamento na direção contrária à luz do sol, para não cegar a câmera com um clarão, posicionar a câmera de forma que a luz solar atinja sua lateral ou em um ângulo indireto.

Caso opte por câmeras digitais, é preciso ficar atento à distância das câmeras dos equipamentos de rede.

Ambientes internos

O posicionamento de câmeras de vigilância em ambientes internos é menos complexo do que em áreas externas, já que elas ficam menos suscetíveis a variações climáticas e danos propositais. Mesmo assim, é preciso verificar as variáveis quanto aos diferentes locais internos e o propósito da observação. 

É fundamental ter cuidado com a altura das câmeras internas. Apesar de internamente o risco de vandalismo ser menor, alguém pode colocar algum objeto na câmera que impeça a captura de imagens ou apontá-la para outro local.

Em geral, câmeras são posicionadas em pontos estratégicos, em direção aos acessos como portas, elevadores, salas, áreas comuns, brinquedotecas, academias, sala de reuniões, dentre outros ambientes. As câmeras internas ajudam a monitorar os ambientes inibindo vandalismo e monitorando o acesso a essas áreas. 

Outra dica interessante é para filmagem de corredores, para condomínios comerciais é muito utilizada, já para condomínios residenciais o ideal é levar em assembleia para que seja votado e autorizado.

Iluminação

Ao instalar as câmeras de monitoramento, é importante pensar na iluminação do local, onde estarão posicionadas. Dependendo da câmera escolhida quando não tiver iluminação ou baixa luminosidade a câmera te dará uma imagem em preto e a quando tiver iluminado te dará uma imagem colorida, por isso é importante a instrução de um profissional para indicar qual a melhor câmera conforme a necessidade daquele ambiente, hoje temos câmeras que mesmo sem iluminação, captam imagem coloridas. 

Noite

Caso sua câmera não tenha visão noturna (como infravermelho), você precisa ter cuidados adicionais no posicionamento do equipamento. Para conseguir gravar no escuro, é necessário planejar ações de iluminação para esse horário, a exemplo de lâmpadas com acendimento automático, e garantir que cubra toda a área desejada.

Por isso é importante ter uma empresa especializada para indicar e instruir quais são as melhores câmeras para serem usadas nos locais.

Modelos com Wi-Fi

Na hora da escolha de sua câmera de segurança, tenha em mente que os modelos com Wi-Fi, também chamadas de câmeras smart ou inteligentes, são uma boa opção para espaços comerciais que não possuem central de segurança, nem pretendem investir em um sistema de vídeo com gravador digital. Você monitora as imagens por meio do seu smartphone ou de um site com login e senha.

Porém são indicadas, para ambientes menores, que tenham uma boa internet, lembrando que não é um equipamento profissional, mas pode ser utilizado de uma forma mais caseira, gravando as imagens em smart card. Importante ressaltar que ocorrendo quedas na internet a câmera para de funcionar e gravar.

A Locacess & Locatronic é especialista em locação de câmeras de segurança e controle de acesso para o setor empresarial e também condomínios. Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.

Locacess & Locatronic: responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!

Leia também:

Por que investir em equipamentos de segurança eletrônica?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.