Quando fazer manutenção de câmera de segurança?
Postado em: 15/05/2024
Câmeras de segurança sem manutenção podem tornar o equipamento totalmente inútil, uma vez que, de nada adianta todo o investimento e a instalação, se deixam de funcionar na hora “H”. Ou seja, é preciso acompanhar de perto as câmeras de segurança para garantir que estejam funcionando da maneira correta e continuem assim.
Pensando nisso, muitos empresários, comerciantes, síndicos e proprietários devem se perguntar com certa frequência: “Quando fazer a manutenção das câmeras de segurança?”. Bom, se você é uma dessas pessoas, está no local certo! Pois é justamente sobre isso que iremos falar hoje!
Quando Fazer Manutenção de Câmera de Segurança?
A resposta para essa pergunta não é fixa e padronizada. Em verdade, ela depende de vários fatores, tais como:
- Quão antigos são os equipamentos: Equipamentos mais antigos geralmente necessitam de manutenção mais frequente devido ao desgaste natural dos componentes.
- Em qual tipo de ambiente ficam, se fechado e coberto ou ao ar livre: Câmeras instaladas em ambientes externos estão mais expostas a fatores climáticos adversos, como chuva, vento, poeira e variações de temperatura, aumentando a necessidade de manutenção.
- Se o equipamento fica sujeito à maresia ou a intempéries constantes: Ambientes com alta salinidade, como áreas costeiras, podem acelerar a corrosão e o desgaste dos componentes das câmeras, exigindo verificações e manutenções mais regulares.
- Intensidade de uso e exposição a riscos de vandalismo: Câmeras em locais de alto tráfego ou áreas propensas a vandalismo podem sofrer danos mais rapidamente, necessitando de monitoramento constante.
- Entre outros fatores: Isso inclui a qualidade inicial do equipamento, a existência de insetos e animais que possam danificar as câmeras, e a estabilidade da fonte de energia.
Portanto, é bem difícil uma resposta pronta para essa pergunta sem que sejam analisados os pormenores do equipamento. Mas o que podemos afirmar é que as câmeras de segurança, assim como todo e qualquer equipamento eletrônico, vão precisar de manutenção.
Inclusive, é certo que para um bom funcionamento e prolongamento da vida útil das câmeras e de todo o sistema, as manutenções precisarão ter certa frequência. Considerando isso, que tal falarmos um pouco sobre os dois tipos de manutenção?
Ao entendê-los, você compreenderá melhor a questão da manutenção de câmeras de segurança.
1 – Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva consiste em condutas e ações que objetivam prevenir danos maiores por meio de limpezas, ajustes, inspeções e lubrificações. E o mais interessante é que, em determinados casos, o próprio dono pode realizá-las.
Na manutenção preventiva é preciso que se analise, com certa frequência, se o equipamento está funcionando bem, se todos os cabos estão conectados da maneira correta, se há manchas, borrões, ruídos ou interferências nas imagens. Geralmente esses fenômenos podem ocorrer logo após uma chuva forte, oscilações de energia ou apagões.
Nesses casos é preciso que a assistência técnica seja acionada de imediato, pois o que no início demanda um pequeno ajuste, ao demorar pode se tornar um problema bem maior. É preciso também ficar atento à ação de insetos, como aranhas, que podem fazer seus ninhos e teias, penetrando no equipamento e causando curtos. Isso evita-se com limpezas frequentes.
A manutenção preventiva é uma ótima forma de acompanhar o desempenho do equipamento, prevenindo que deixe de funcionar por completo, momento em que, caso ocorra, demandará uma intervenção mais complexa, a chamada Manutenção Corretiva.
2 – Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva é realizada quando problemas e defeitos são constatados. Ela poderá abranger:
- Consertos
- Troca de peças
- Ou, nos casos mais graves, a troca de todo o equipamento
Por se tratar de uma intervenção mais complexa e técnica, por certo que a manutenção corretiva será mais cara que a preventiva. E é nesse momento que surgem as dores de cabeça:
- Qual técnico contratar?
- Será que esse profissional é de confiança?
- Será que os materiais usados são de qualidade?
- E os equipamentos pelos quais os meus estão sendo substituídos, são de procedência duvidosa?
Essas e outras perguntas surgem para as pessoas que passam pela necessidade de uma manutenção corretiva pela primeira vez. Bom, agora você já sabe quando fazer a manutenção de câmeras de segurança! Mas, que tal se livrar desse problema?
Conheça a Locação de CFTV e não se preocupe mais com a manutenção de câmeras de segurança!
A Locacess & Locatronic Equipamentos de Segurança é uma empresa de locação de Circuito Fechado de Televisão (CFTV). Com a locação de CFTV, você não precisa se preocupar com a manutenção dos equipamentos.
Com a Locacess & Locatronic, a manutenção é corretiva, podendo abrir chamados técnicos quantas vezes houver necessidade, inclusive para a manutenção preventiva. Se precisar fazer a troca de alguma peça ou equipamento, é sem custo, totalmente gratuito. Aproveite e conheça melhor a locação.
Essa modalidade de serviço é ideal para comércios, indústrias, escolas, supermercados, hipermercados, centros de distribuição, clínicas de saúde e outros estabelecimentos que prezam pela segurança do seu patrimônio. Conheça já as outras vantagens da locação de CFTV e cuide de seu patrimônio da maneira correta!
Locacess & Locatronic: responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!