Principais dúvidas sobre instalação de CFTV IP e analógico digital?

Vamos começar pela definição: CFTV é a sigla de Circuito Fechado de TV. Seu principal benefício é o aumento da sensação de segurança das áreas protegidas pelo sistema. De forma prática, contribui na identificação de pessoas, na inibição de criminosos e nos casos de vandalismo. A proteção do patrimônio está entre as vantagens do sistema de CFTV.

Principais dúvidas sobre instalação de CFTV IP e analógico digital?

Escolha pontos estratégicos: antes de instalar o CFTV no seu estabelecimento, é preciso escolher os pontos onde as câmeras serão posicionadas. É importante evitar pontos cegos. Ou seja, nos locais em que há dificuldade de visão do ambiente, essas falhas podem comprometer a segurança.

Escolhendo o tipo de câmera: ao escolher uma câmera, deve-se estar atento ao ambiente onde irá instalá-la. Em ambientes externos, câmeras resistentes à chuva, ao sol e outras ações da natureza são imprescindíveis. Para ambientes internos, porém, fica a critério do cliente escolher as câmeras. Para ambientes externos, indicamos câmeras com proteção IP 67, importante que todas tenham qualidade de imagem em HD ou superior, o que vai depender de cada diagnóstico no local. 

Sistema analógico HD e sistema digital IP: um sistema analógico simples que funcione bem e atenda às atuais necessidades, é a opção de um sistema Multi HD que possui diversas tecnologias ao mesmo tempo (HDCVI, AHD, HDTVI), analógica e IP. É o primeiro passo para entrar no futuro, um sistema mais barato para projetos de baixa complexidade e pode ser utilizado como um sistema híbrido.

A instalação das câmeras é feita através de cabos de redes UTP ou cabo coaxial de câmeras e fontes, as imagens das câmeras possuem qualidade imagem HD, Full HD e 4K, os aparelhos de gravação e armazenamento que recebe as imagens das câmeras, distribui para os monitores ou telas de dispositivos móveis e grava as informações nos aparelhos DVR (Digital Video Recorder) para sistemas analógicos.

O sistema analógico digital é mais barato e é utilizado para projetos de baixa complexidade, tudo dependerá da avaliação do local.

 As câmeras IPs possuem uma tecnologia diferenciada, um sistema de CFTV digital com sua instalação facilitada, utiliza cabo de rede (UTP), é possível fazer conexões por meio de fibra óptica e até links via rádio. Este último exemplo é especialmente útil em situações como a de elevadores, em que a câmera instalada dentro da cabine, por vezes, deixa de funcionar porque o cabo ao qual está conectada se rompeu por conta do movimento da máquina. A solução é a instalação de um transmissor e um receptor, desta forma a necessidade dos fios é eliminada.

O gravador utilizado é o NVR (Network Video Recorder) para sistemas digitais com imagem via IP ou HVR (Hybrid Video Recorders), que aceita ambos os tipos de câmeras.

Os equipamentos com a tecnologia IP trabalham em rede local, não usam a internet para o tráfego de informações. Os equipamentos IP só vão consumir banda quando houver acesso remoto a eles, ou seja, quando o cliente quiser acessar as imagens do circuito interno de um local externo, o mesmo quando houver uma central de monitoramento que fique fora da rede local.

A mesma lógica vale para equipamentos analógicos com acesso remoto. Afinal, eles também podem estar ligados à internet e vão consumir banda, caso haja acesso remoto a eles.

O produto IP é um pouco mais caro que o analógico. No entanto, há vantagens que acabam compensando e até superando essa diferença, tudo vai depender da avaliação do local.

Vantagens IP X Analógico HD

  • Maior alcance para projetos de grande porte, um sistema analógico, requer um número maior de câmeras do que no sistema IP;
  • Maior resolução de imagem, menos suscetível a interferência externas; 
  • É fácil de instalar, usam cabos de rede e, em alguns casos, roteadores Wi-FI, câmeras com tecnologia POE dispensa o uso de fontes;

Por isso, é importante analisar as necessidades e demandas, a fim de identificar qual CFTV instalar em seu condomínio, empresa ou comércio. Somos referência em locação de sistemas CFTV e elaboramos projetos sob medida para cada cliente. 

Locacess & Locatronic: Há 25 anos, responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.