Porque utilizar câmeras de segurança no seu estoque?

câmeras de segurança no seu estoque
câmeras de segurança no seu estoque

Por que utilizar câmeras de segurança no seu estoque?

Todos os empresários conhecem as câmeras de segurança como ferramentas de vigilância para a empresa, utilizando-as para controlar a entrada e saída de pessoas e inibir a ação de criminosos. Porém, elas são mais versáteis do que se imagina e podem ser utilizadas para diversas funções dentro de uma fábrica ou empresa.

Uma dessas funções é o controle de uma das áreas mais importantes de um negócio: o estoque. Aliás, essa é uma medida de segurança prevista na gestão logística, que também é responsável por acompanhar e gerenciar as condutas em relação ao manuseio, armazenamento e distribuição de produtos no estoque, com o objetivo de garantir a qualidade e segurança de todas as etapas.

Afinal, o monitoramento eletrônico é capaz de identificar quaisquer movimentações suspeitas e registrar todas as atividades praticadas no local.

Além disso, vale ressaltar que utilizar câmeras de segurança no seu estoque previne situações de risco, que poderiam ser evitadas, e permite a elaboração de um bom planejamento logístico para alavancar os processos e, em paralelo, reduzir custos e evitar prejuízos.

Siga com a Locatronic lendo esse conteúdo para entender por que estamos falando isso para você. Confira as vantagens das câmeras de segurança no seu estoque.

 

Controlar a movimentação

O controle de estoques é extremamente importante para:

  • Inibir possíveis atos criminosos dentro da empresa;
  • Registrar todas as atividades que foram feitas no ambiente;
  • Constatar se todos estão cumprindo com as normas de segurança estipuladas e seguindo os procedimentos padrão da empresa;
  • Verificar e analisar o comportamento de cada um dos funcionários, a fim de avaliar o desempenho individual e coletivo da equipe posteriormente.

Dentre os principais motivos que fazem valer a pena o investimento num sistema de segurança com o controle de tudo o que ocorre em tempo real do estoque estão:

  • Evitar furtos: por conta da vulnerabilidade em que o ambiente se encontra pela falha na segurança, os furtos podem ser cometidos tanto pelos próprios funcionários quanto por pessoas de fora que acabam circulando no local. 
  • Barrar a circulação de terceiros: devido à falta de controle e monitoramento nas dependências do estoque, o acesso indevido de funcionários ou pessoas não autorizadas pode acabar ocorrendo, colocando em risco os produtos armazenados por perdas ou furtos.
  • Evitar danos ou extravio na carga e descarga: a supervisão de produtos no estoque contribui significativamente para minimizar ou cessar os episódios de danos da mercadoria.

Otimização do tempo

Com a utilização das câmeras de segurança, é possível evitar mobilizações desnecessárias da equipe de segurança, nos casos em que um alerta é gerado em outro local, por exemplo. Ou seja, através das imagens, há a possibilidade de checar remotamente se está ocorrendo algo suspeito ou anormal em determinado ambiente.

As câmeras permitem, além de monitorar, o gerenciamento de diversas atividades de qualquer lugar. Isso é possível por meio de uma simples integração a sistemas específicos ou softwares, que possibilitam controlar e visualizar as imagens de quaisquer dispositivos. 

Quem conta com esse aplicativo sabe a praticidade de ter um sistema de segurança na palma da mão e a tranquilidade que proporciona todos os dias e em qualquer localização.

Esse benefício é ainda mais útil quando a empresa possui unidades em diversos locais, já que, com as câmeras, é possível centralizar o monitoramento de todas as fábricas em um só lugar. Portanto, é possível gerenciar a produção como um todo, incluindo o controle do estoque, inventário, dentre outras possibilidades.

 

Melhorar a linha de produção

Ainda que todos os funcionários da empresa cumpram todos os procedimentos e regulamentações com excelência, com a visualização das atividades do dia a dia através das câmeras de segurança, é possível observar quais pontos podem ser melhorados para otimizar os processos e tornar a linha de produção ainda mais eficiente. Com as imagens, consegue-se analisar a estrutura atual e implementar novos processos na empresa.

Além da proteção extra com o acompanhamento e registro de imagens do estoque, existem alguns outros cuidados que podem ser tomados no local, como:

  • Manter o inventário em dia

Deve ser feito o controle de estoque diariamente e o registro no inventário de forma detalhada. Com essa medida, fica mais fácil e rápido identificar qualquer erro ou falta de produto, para que se possa pensar em soluções o quanto antes, minimizando custos e prejuízos. 

Para otimizar ainda mais esse processo, o ideal é executar a conferência sempre em horários pré-determinados e orientar os responsáveis sobre a realização adequada da tarefa.

  • Otimizar o layout do estoque

Organizar o espaço de armazenagem dos produtos, de forma que favoreça o processo logístico e as demandas do local, é fundamental para ganhar tempo e produtividade, independente do tamanho do estoque. 

Para a elaboração do layout, é importante levar em conta os diferentes acessos – entradas e saídas – a fim de assegurar a fácil visualização e um controle mais eficiente. Além disso, devem ser pensadas novas formas de realocar os produtos e materiais para uma nova configuração, sempre que se mostrar necessário.

  • Treinar as equipes

Em algumas indústrias, empresas e até canteiros de obras, o volume de processos relacionados à organização do estoque ou almoxarifado é bastante grande. 

Então, uma das melhores formas de garantir a sua eficácia e diminuir o “peso” concentrado em um ou poucos gestores é treinar as equipes de colaboradores, para que elas também se tornem responsáveis pela segurança e integridade dos materiais.

Portanto, vale selecionar uma quantidade específica de funcionários para realizar a inspeção geral e orientá-los quanto aos cuidados extras necessários, com produtos mais frágeis ou materiais especiais, por exemplo.

 

Você conhece a empresa Locacess & Locatronic?

Há mais de 24 anos, somos líderes no mercado e atuantes no segmento de locação de Circuito Fechado de Televisão (CFTV). A instalação dos equipamentos locados, com a manutenção sem limite de visitas e troca de peças gratuitas podem ser feitos nos mais diversos locais, como lojas, empresas, condomínios, fábricas, comércios, hotéis e muitos outros.

A proposta de aluguel de câmeras de segurança da Locacess & Locatronic consiste em oferecer o que há de melhor em sistema de câmeras eletrônicas, com a instalação de equipamentos modernos, de qualidade, tecnológicos e de fácil manuseio.

A assistência técnica, manutenção, treinamento (caso necessário), suporte e atendimento profissional também são fundamentais e fazem parte da locação oferecida pela Locacess & Locatronic.

Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e peça já o seu orçamento.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.