A evolução da segurança

Sentir-se seguro em um local já se tornou parte do cotidiano do ser humano, que com o passar do tempo foi se acostumando cada vez mais com o fato de estar sendo monitorado em todos os lugares que frequenta, para sua própria segurança. Duas décadas de história se passaram e muita coisa mudou no circuito fechado de televisão ao longo dos anos. 

Inicialmente, as primeiras câmeras que surgiram e foram utilizadas pela Locatronic, eram grandes, pesadas e com a qualidade de imagem muito escassa. Essas câmeras eram ligadas diretamente no monitor, onde cada uma delas precisava de um monitor exclusivo, e não possuíam gravação de imagens.

Com o passar dos anos, já no início dos anos 90, equipamentos um pouco mais modernos começaram a surgir no mercado, chamados de time lapse, era um videocassete com uma fita VHS e Betamax onde eram armazenados até 24 horas de imagens, divididas na tela por um equipamento chamado multiplex, que possuía uma entrada para 16 câmeras, 1 saída para monitor e 1 para o time lapse, além de entradas de alarme que eram usadas para acionar a gravação. 

O multiplex foi um avanço nos sistemas de CFTV, pois permitia a gravação independente de cada câmera, além da inserção de caracteres nas imagens.  A importância dessa novidade agregou bastante valor no mercado da época, pois já não era mais necessário que pessoas ficassem monitorando as câmeras o tempo todo. Mesmo com esse avanço, a dificuldade ainda surgia, pois uma gravação de 10 minutos, chegava a demorar 10 horas de trabalho, entre a busca da imagem, trabalho na localização e por fim a gravação de fato.

Já no fim dos anos 90, começaram a aparecer os primeiros DVRS de um canal e de 4 canais.

Virando os anos 2000, começaram a surgir os gravadores de 8 e 16 canais junto de um equipamento que era montado na base do computador com 32 câmeras de 420 ou 620 linhas de definição, e a Locatronic estava sempre preparada para receber todas as evoluções e acompanhava sempre as mudanças, mas um marco bastante decisivo para o CFTV ocorreu entre os anos de 2005 e 2010, onde surgiram as câmeras de 720 linhas de definição, e foi nessa mesma época que começaram ganhar destaque as primeiras câmeras day night, ou low light, que permitiam que fosse gravadas imagens com pouca luminosidade do ambiente, mas ainda assim continuavam escuras, e só lá pelo ano de 2011 que começaram a aparecer as famosas câmeras com infra vermelho, que de fato enxergam no escuro e foi a grande revolução , junto com os gravadores que utilizam mouse para controle e faziam o armazenamento das gravações em um pen drive.

Em 2014, a Locatronic agregou o controle de acesso e alarmes não monitorados para auxiliar no trabalho em conjunto com as câmeras. Abrindo o leque, passando a utilizar DVRS e monitoramento do sistema via internet.

Passamos por duas grandes e marcantes mudanças de tecnologia ao longo dos anos. Uma delas foi o final das micro câmeras e hoje, a inserção das câmeras com imagem em qualidade HD, que com a chegada dos computadores, a segurança eletrônica e os sistemas de proteção se tornaram ainda mais inovadoras, e também foram introduzidas novas funcionalidades com a era digital, como o zoom e a nitidez da imagem fornecida. As imagens que antes ficavam gravadas em fitas ou microchips, hoje ficam em discos rígidos, facilitando o armazenamento dos dados.  

Estamos em estado constante de evolução da tecnologia e atualmente, o CFTV não é mais um simples sistema de monitoramento, e sim, evoluiu para outras áreas e não é mais só aplicado somente com o propósito de segurança.

A Locatronic está no mercado há mais de 2 décadas e acompanhamos todas as evoluções da tecnologia com o passar dos anos, estamos sempre em busca das melhores inovações para melhor atender nossos clientes.  

Foi muito bom recebê-lo aqui em nosso blog oficial, espaço que utilizamos para abordar temas relacionados ao nosso principal universo: Circuito Fechado de Televisão (CFTV).

A nossa intenção é orientar sobre as questões técnicas, possibilitando uma escolha responsável do serviço, e maior probabilidade de satisfação com o resultado!

E aí, você curtiu? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais!

Para mais artigos, clique aqui.

Entre em contato conosco para mais informações e elaboração de orçamentos.

Muito obrigado e boa semana!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.