Cresce o número de assaltos em bairros nobres de São Paulo: dicas para proteger o seu condomínio 

São Paulo é uma cidade conhecida pela sua grandeza e diversidade. No entanto, infelizmente, a insegurança é um problema que afeta a cidade como um todo, inclusive em bairros nobres. Com o aumento do número de assaltos, empresas, comércios e condomínios precisam estar cada vez mais preparados para garantir a segurança dos seus colaboradores, clientes e moradores.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo registrou aumento de 80% no número de roubos em janeiro deste ano quando comparado ao mesmo período do ano passado.

O número de roubos cresceu nos bairros nobres do Jardins e Itaim Bibi, em São Paulo, no mês de janeiro, se comparado ao mesmo período dos anos anteriores.

Somente em janeiro deste ano, a delegacia do Itaim Bibi registrou 155 roubos, um crescimento de 7%, se comparado com o mesmo mês de 2022.

Na delegacia responsável pela região dos Jardins, foram 238 roubos no mês de janeiro, aumento de 26% em relação a 2022.  

Câmeras de seguranças de bares, restaurantes e condomínios flagraram assaltos aos clientes.

Um falso entregador retira uma arma de um saco plástico e rende dois casais. Em poucos segundos, o assaltante pega os relógios dos homens e corre em direção à moto.

Moradores dizem que sentem insegurança maior neste ano e que recebem muitos vídeos e casos de roubos na região pelos grupos de Whatsapp dos bairros.

proteger o seu condomínio

Perfil dos roubos

O perfil de assaltos no Estado, elaborado pela SSP, aponta que o celular é o item cada vez mais visado pelos ladrões, constando como objeto roubado em 67,3% das ocorrências de 2022. 

Do total de roubos no Estado, o balanço aponta que 22,5% foram contra pedestres e 3,4% contra comércios. 

O problema dos assaltos em bairros nobres de São Paulo

Nos últimos anos, tem sido notório o aumento de assaltos em bairros nobres de São Paulo. A vulnerabilidade desses locais tem chamado a atenção de criminosos, que utilizam diferentes estratégias para realizar suas ações. Essa realidade tem deixado os moradores e empresários cada vez mais preocupados com a segurança.

Como proteger o seu condomínio

Para evitar ser alvo desses criminosos, é importante estar atento a algumas medidas de segurança que podem fazer a diferença. Confira algumas dicas:

  • Câmeras de monitoramento: câmeras instaladas em locais estratégicos capturam imagens e as transmitem para um dispositivo, permitindo que as atividades do local sejam acompanhadas em tempo real.
  • Alarmes: são dispositivos sonoros ou visuais que disparam em caso de invasão, detectando movimentação ou intrusão em áreas restritas.
  • Sensores de movimento: detectam movimentos em áreas específicas, emitindo um alarme ou acionando uma câmera de segurança.
  • Cerca elétrica: emite descargas elétricas para proteger o perímetro da propriedade, liberando choque, evitando que indivíduos mal intencionados entrem no local. 
  • Sistemas de controle de acesso: são sistemas que controlam a entrada e saída de pessoas e veículos, permitindo que somente as pessoas autorizadas tenham acesso às áreas restritas, como as catracas eletrônicas por biometria facial ou digital.
  • Mantenha a iluminação adequada: locais com pouca iluminação são alvos mais fáceis para criminosos. Manter a iluminação adequada nos espaços comuns do condomínio pode inibir a ação dos assaltantes.
  • Estabeleça regras de segurança: é importante que os moradores e colaboradores do condomínio estejam cientes das regras de segurança. Estabeleça horários para entrada e saída de visitantes, oriente sobre a importância de identificar quem entra e sai do condomínio e crie uma rede de comunicação eficiente para informar sobre qualquer suspeita de atividade suspeita.

Na Locacess & Locatronic, oferecemos uma ampla variedade de soluções de segurança eletrônica e controle de acesso que podem ser adaptados às necessidades do seu condomínio. Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. 

Locacess & Locatronic: responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!


Leia também:

Controle de acesso para monitorar entradas e saídas

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.