Condomínio Autônomo #5 – Sistema de Câmeras de Segurança – CFTV

Finalizando a Série Condomínio Autônomo, vamos falar do protagonista dos condomínios, o sistema de câmeras de segurança, ou: Circuito Fechado de TV.

O Sistema de CFTV é composto por câmeras de alta resolução que são instaladas nos principais pontos de acesso e vulnerabilidade do condomínio. Alguns desses pontos são:

Fachada – Geralmente com duas câmeras, uma de cada lado, para a visão cruzada de toda a frente, acesso ao condomínio, calçada e rua.

Clausura/Gaiola – Quando existe a clausura na entrada de pedestre, uma câmera nesse local é muito importante para a boa identificação facial de moradores e visitantes.

Halls social e serviço – Sempre pensando na trajetória do pedestre ao acessar o condomínio, após passar pela clausura, costuma seguir pelo hall de entrada social ou serviço, para acessar os elevadores.

Elevadores – Importante para se ter a certeza que a pessoa subiu à determinado andar, ainda no acompanhamento de trajeto, além de identificar vandalismo e ocorrência com idosos e crianças.

Andares – Não é comum a instalação de câmeras nos andares, mas perfeitamente possível, desde que aprovado pelos moradores em assembléia., já em prédios comerciais é comum e indicado.

 Áreas comuns e perímetro – Ter câmeras instaladas em áreas comuns e em volta de todo condomínio é muito importante, não somente pela segurança contra invasões, mas pela preservação de patrimônio comum e conduta de boas práticas, comum à todos.

Garagens – Câmeras instaladas na entrada e nos principais corredores das garagens, garantem uma visão geral do fluxo de moradores e automóveis, prevenindo ocorrências desagradáveis e possíveis nesses ambientes, como invasões por meio de motoristas coagidos por ladrão, furtos e etc.

Outros locais Indicados – São as áreas comuns, exemplos: sala de ginástica, salão de jogos, playground, churrasqueiras, salão de festas, lavanderia, entre outros. 

A instalação de câmeras pode-se estender à outros locais do condomínio, conforme solicitação do cliente. Entendemos que cada condomínio é único, possui sua própria rotina, regras de conduta interna, com diferentes cenários.

Por isso, em uma avaliação técnica, sempre priorizamos ouvir o cliente e suas demandas, ao mesmo tempo que avaliamos as condições de segurança.

CFTV no Condomínio Autônomo

Tem papel fundamental e sem esse sistema, um condomínio não pode operar eficientemente de forma autônoma. 

Apesar de estar em último na nossa série, podemos dizer que o CFTV é o segundo sistema mais importante dentro do Condomínio Autônomo, ficando atrás do Controle de Acesso.

Aplicações do CFTV com outros sistemas:

Controle de Acesso – Quando um morador ou visitante é liberado para acessar o condomínio, além do registro de log de entrada e saída na central, as imagens de toda a trajetória do pedestre estão sendo captadas pelas câmeras, gravadas em um gravador digital e armazenadas em HD. Assim, num momento, ocorrência, em que for necessário a verificação das imagens, com a informação dos logs do controle de acesso, trarão um panorama mais amplo dos fatos, facilitando numa perícia policial, ou até mesmo na apuração por parte da administração do condomínio.

Central de Alarme – A central de alarme, ao ser acionada, emitirá notificação imediatamente ao responsável (porteiro, zelador, síndico, administrador), que poderá no mesmo momento, o que está acontecendo no local do alarme, através das imagens das câmeras, disponibilizadas pela internet (em celulares, tablets e computadores). Além disso, existem tecnologias no CFTV que permite a própria câmera ou gravador, funcionarem como alarme para delimitação de perímetros e áreas restritas.

Interfonia – As câmeras de segurança são importantes no momento em que um visitante ou fornecedor, chama um apartamento pelo interfone, para que o morador identfique através da imagem, se a pessoa anunciada, é de fato quem diz ser.

Podemos concluir dizendo que o Sistema de Câmeras de Segurança em um condomínio, são olhos e memória visual de uma portaria. Seja no sistema autônomo ou não, tornando indispensável o uso de câmeras.

Para condomínios que trabalham com porteiros, o CFTV atua na ampliação da visão desses funcionários, possibilitando otimizar o trabalho multifuncional, que muitas vezes a portaria exige.

A Locatronic é homologada pela marca Intelbras e trabalha com diversos sistemas de CFTV, adequados à necessidade de cada cliente.

Os equipamentos abrangem desde a qualidade HD até sistema IP, totalmente digitais, que possibilitam alta perfomance de dados e qualidade de imagem.

Espero que esta série sobre Condomínio Autônomo tenha sido útil e interessante à você.

Vamos continuar apresentando nos próximos posts, outros temas e assuntos relevante sà segurança eletrônica de condomínios, empresas e outros ambientes.

Não deixe de nos acompanhar!

Sobre a Locatronic

É uma empresa especializada em LOCAÇÃO de sistema de CFTV, está presente no mercado com larga experiência há mais de duas décadas, atendendo as reais necessidades de cada cliente, verificando quais são os problemas enfrentados e através de uma análise feita pelos nossos consultores, é feita uma avaliação para a melhor implantação do sistema, que seja eficaz e traga tranquilidade aos nossos clientes.

Obrigada por visitar nosso Blog.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.