Como saber se sua câmera de segurança precisa de manutenção?

câmera de segurança precisa de manutenção

câmera de segurança precisa de manutenção

Um sistema de segurança precisa de manutenção regular para garantir que ele funcione de forma otimizada. Isso envolve a inspeção de componentes individuais ou a mudança de equipamentos quando necessário, garantindo que todas as partes individuais se comuniquem efetivamente umas com as outras.

Um equipamento de segurança para comércio e condomínios não pode falhar, pois caso haja algum problema em seu sistema isso poderá impedir o armazenamento das imagens, dificultando a identificação dos suspeitos. Por isso, é tão importante prestar atenção no desempenho de suas câmeras de segurança e avaliar cada funcionalidade para que o seu equipamento sempre esteja preparado para proporcionar a segurança da sua empresa e residência.

Porém, ao instalar um sistema de segurança muitos não sabem quando devem fazer a manutenção de seus equipamentos, por isso mostraremos a seguir de que forma é possível verificar a necessidade de manutenção das suas câmeras de segurança. Confira!

Teste o painel de controle

O painel de controle é o cérebro de todo o seu sistema de segurança. O sinal de cada sensor passa por ele e ele interpreta esses sinais para saber quando ativar. O painel possui um modo de “teste” que executa um autodiagnostico para garantir que tudo funcione adequadamente. Se você usa um serviço de monitoramento, notifique-os antes de executar o modo de teste, a menos que seu sistema específico não o exija.

Se ao realizar este teste você notar qualquer tipo de falha, isso pode determinar que o seu equipamento precisa de manutenção especializada.

Limpeza do sistema de segurança

Câmeras, gravadores, monitores e outros componentes podem ficar sujos. Essa sujeira ou poeira pode e degrada o desempenho do sistema de câmera de segurança. Se uma câmera estiver montada ao ar livre, a área de sua instalação pode facilmente se tornar um local altamente atraente para as aranhas criar um ninho ou uma rede. Procure realizar a limpeza semanal para que a sujeira do ambiente não atrapalhe o funcionamento das câmeras, já que a visão de seus equipamentos deve ser limpa, a fim de captar com mais precisão cada imagem.

No entanto, para que nada seja desligado ou prejudique seu sistema, o ideal é contar com profissionais que entendam a melhor forma de garantir a limpeza de seus equipamentos.

Inspecione todas as câmeras

Examine diariamente o seu sistema CFTV para garantir que esteja realizando suas funcionalidades conforme foram projetadas. Verifique seus dispositivos de monitoramento e gravação também para verificar se cada câmera está recebendo imagens e está gravando adequadamente.

 

Certifique-se de que todos os cabos estejam conectados de forma segura

Verifique todos os conectores de cabos, incluindo aqueles que ligam o monitor, e as câmeras de segurança para garantir que todos eles estejam recebendo energia. Avalie também o cabeamento para quaisquer sinais de desgaste.

Solicitar inspeções de um técnico

O próprio cliente pode realizar algumas inspeções, mas é necessário que um técnico especializado avalie mensalmente o seu sistema. Um técnico executa uma verificação mais completa de todos os componentes, fiação, fontes de energia e sensores no sistema, e faz a substituição ou reparo de algo que não esteja funcionando 100%. Este profissional também atualiza qualquer software que seja necessário.

Recomenda-se que ao fazer o aluguel de câmera de segurança o cliente busque informações de quando é preciso realizar a manutenção de seu sistema. Essa é uma forma de programar a cada mês ou anualmente a manutenção para garantir que o seu equipamento nuca falhe.

Por que a manutenção da câmera de segurança é importante?

O objetivo principal das câmeras de segurança é assegurar a proteção física e material do local onde for instalada, mas ela só poderá trabalhar com eficiência se estiver funcionando perfeitamente. Desta forma, todos que optam por ter um equipamento de segurança para comércio ou residência devem realizar uma inspeção periódica, pois só assim evita-se que haja interrupções do serviço.

Com uma manutenção adequada é possível fornecer um sistema de vigilância que atenda às necessidades do cliente por um longo período de tempo.

A manutenção da câmera de segurança permite fazer a prevenção e reparo dos seus equipamentos. Quando um sistema de câmera de segurança é adquirido na Locatronic, nós oferecemos um pacote de manutenção para o nosso cliente, pois sabemos da importância de ter um sistema que te promova proteção em todo o tempo, por isso trabalhamos para que o nosso equipamento tenha sempre o melhor desempenho.

A Locatronic oferece aluguel de câmeras de segurança para garantir a proteção de seu comércio ou condomínio. Trabalhamos com equipamentos de última geração que promovem total segurança e tranquilidade para os nossos clientes. Conheça os nossos serviços, entre em contato!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.