Como garantir a segurança do seu condomínio

É fato que a violência urbana tem crescido em várias cidades brasileiras. Esse dado, sem dúvida, tem relação direta com o aumento da procura por condomínios de casas ou apartamentos, em busca de maior segurança. Mas a verdade é que não há imóvel fora de perigo. Conheça abaixo cinco dicas importantes para manter os moradores de condomínios e seus bens mais seguros.

 

  1. Faça uso de segurança eletrônica

O monitoramento do interior e das redondezas de um condomínio deve ser realizado por meio de câmeras de segurança. Após a instalação, é possível acompanhar tudo o que acontece e, caso ocorra algum incidente, identificar possíveis suspeitos.

Instalar um circuito de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) corretamente torna-se imprescindível para evitar pontos cegos e aumentar a segurança.  

É importante também que o sistema de CFTV do condomínio separe as câmeras de acesso/segurança, para evitar invasões, das de controle (para uso interno). As câmeras de acesso/segurança ficam no hall social e de serviços do prédio, nos elevadores, portarias e perímetros. O ideal é que tenham tecnologia digital, com alta definição de imagem e integração ao sistema de controle de acesso. Já as de controle são instaladas em halls internos para inibir qualquer ato de vandalismo.

 

  1. Treinamento de funcionários

Em um condomínio trabalham vários funcionários, como porteiros, síndicos ou jardineiros, e todos devem estar treinados e atualizados sobre as normas e práticas de segurança do local.  

Como não é possível prever quando vai acontecer alguma situação de risco, o ideal é realizar treinamentos e palestras periódicas para que eles estejam preparados da melhor forma possível.

A segurança depende também da capacitação dos profissionais que trabalham no condomínio. Na hora de contratar, leve em conta as referências, o currículo e as habilitações de cada candidato.


  1. Controle a entrada de pessoas

Estatísticas demonstram que as portarias e garagens são os locais mais vulneráveis dos condomínios. O controle de visitantes deve ser rigoroso, já que muitos crimes acontecem porque estranhos passaram pela portaria com facilidade. Todo visitante deve se identificar e sua presença deve ser autorizada pelo morador.

No caso de prestadores de serviços, instaladores, entregadores e outros profissionais, o controle deve ser o mesmo, exigindo documento de identificação e confirmando se o condômino ou funcionário aguarda sua chegada.

 

  1. Guarita bem posicionada

A guarita é fundamental no processo de segurança do condomínio. Ela deve estar bem posicionada e em local estratégico, ou seja, ser visível do lado de fora e permitir que o funcionário, em seu interior, tenha boa visão ao redor.

Para atuar com a eficiência e o rigor necessários, a guarita deve ser uma passagem obrigatória do meio externo para o interno, dando acesso ou impedindo a entrada.

 

  1. Estabeleça normas e políticas internas

É importante elaborar normas próprias que envolvam moradores e funcionários, visto que a participação de ambos é essencial para garantir a segurança do condomínio. 

Elas devem orientar as pessoas sobre a necessidade de tomar medidas preventivas ou corretivas para melhorar a segurança como, por exemplo, participar das reuniões de segurança, sempre trancar a porta do apartamento ou não acionar o portão automático a distâncias longas.

Em palestras ou reuniões, vale salientar que cada um pode fazer a diferença com simples atitudes.

 

Por que escolher a Locatronic?

A Locatronic se tornou a principal referência do mercado em locação de câmeras e Circuito Fechado de Televisão (CFTV). Fundada há mais de 21 anos, a Locatronic é a empresa ideal para manter o seu negócio, escola, condomínio e comércio seguros.

Ela ainda oferece benefícios incomparáveis como: desenvolvimento de projetos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente; instalação de câmeras em locais estratégicos, para obter o melhor desempenho do sistema; treinamento necessário para que a sua equipe ou sua família possa utilizar os equipamentos corretamente; manutenção gratuita dos equipamentos e softwares e valor mensal acessível, que ainda inclui a instalação e possíveis trocas de peças ou equipamentos.

Trabalhamos com responsabilidade e comprometimento pensando sempre em oferecer o que há de melhor para os nossos clientes. Nos orgulhamos em saber que houve um aumento de 90% da segurança daqueles que realizaram a locação de câmeras conosco.

Entre em contato com a nossa equipe para saber como adquirir o kit ideal para você! https://locatronic.com.br/fale-conosco/