Como funciona a biometria facial e digital?
Postado em: 16/01/2023
Biometria é qualquer medida relacionada às características humanas, sejam elas físicas ou comportamentais. Atualmente, as tecnologias que se baseiam na biometria estão sendo utilizadas por empresas ou órgãos públicos para verificar a identidade de pessoas de forma automatizada.
Há alguns tipos de identificadores biométricos, entre os quais a impressão digital, a voz, a íris, a retina e até o reconhecimento facial. Como cada indivíduo possui características biométricas únicas, este sistema de reconhecimento é considerado bastante seguro e eficaz.
Devido a sua eficiência, a biometria vem sendo largamente adotada em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas, seja para controlar o acesso a espaços físicos, proteger materiais ou dados. Em algumas corporações, o acesso a determinadas salas só é possível através de identificação biométrica.
Principais tipos de biometria
Impressões digitais: esse sistema se baseia no desenho que formam as papilas (pequenas saliências) na ponta dos nossos dedos. Muito usada para controle de acesso.
Reconhecimento facial: esse tipo de biometria conta com uma tecnologia capaz de “escanear” pontos da face humana, identificando características fixas do rosto (como a distância entre os olhos, o formato da maçã ou a forma do nariz). Esses dados são armazenados e servem de modelo para a identificação.
Esses dois tipos de sistema de segurança eletrônica têm sido amplamente empregados em empresas, indústrias, academias e condomínios comerciais e residenciais. Além disso, salas de reuniões, laboratórios, centros de treinamentos e galpões logísticos também vem adotando a solução para que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a determinados locais.
Quer saber mais sobre locação de sistemas de controle de acesso e câmeras de segurança? Entre em contato com nossa equipe!
Locacess & Locatronic: Há 25 anos, responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!