Como escolher o sistema de controle de acesso

Antes de mais nada, é preciso reconhecer que o controle de acesso é um dos instrumentos de segurança mais eficazes entre os disponíveis no mercado.

Isso porque ele atende a praticamente todos os tipos de negócios ou empreendimentos, funcionando tanto para controle de pessoas estranhas ao local, como para o controle dos próprios colaboradores em sua movimentação interna. 

Além disso, se combinado com o CFTV, muito dificilmente o estabelecimento terá algum problema de segurança, já que contará com um sistema completo de segurança. 

Tendo isso em mente, muitas pessoas que sabem a importância do controle de acesso ainda têm a seguinte dúvida “afinal, como escolher o sistema de controle de acesso?”.

Bom, saiba que essa é uma pergunta que não possui uma resposta simples, já que existem vários tipos de sistemas de controle de acesso! 

Sendo que para escolher o mais adequado para o seu caso, você precisa conhecer o que tem  disponível no mercado!

E é isso que iremos fazer a seguir, te apresentar os tipos de controle de acesso! 

Vamos começar falando da Biometria! 

  1. Biometria Facial ou Digital 

A biometria é uma tecnologia que vem se tornando cada vez mais acessível, podendo ser encontrada em:

  • smartphones, 
  • tablets, 
  • notebooks, 
  • caixas eletrônicos de bancos, 
  • e cofres.

Nesse sentido, quando falamos do controle de acesso por biometria em uma empresa, por exemplo, nos referimos ao cadastro da biometria digital ou biometria com as características faciais para que só os autorizados tenham acesso a determinados locais.

Isso aumenta o nível de segurança do estabelecimento, podendo ser usado tanto para limitar acesso interno dentro do estabelecimento (setores que demandam mais segurança), como impedir movimentações internas de colaboradores ou troca de setores sem autorização. 

  1. TAG’s de Proximidade

As TAG’s de proximidade podem ser chaveiros, cartões, tokens ou até mesmo adesivos colados em veículos, por exemplo. 

Elas funcionam de forma a permitir o acesso a quem quer que porte a TAG e aproxime da entrada.

Essa modalidade pode ser útil a depender da proposta do estabelecimento e de suas demandas por segurança.

  1. Catraca

As catracas são os controles de acesso mais conhecidos, sendo comuns em faculdades, teatros, metrôs e outros espaços com alto fluxo de pessoas, centros médicos, hospitais, empresas de grande porte e indústrias

As catracas podem ser programadas para liberar acesso conforme a demanda do estabelecimento, podendo ser cartões de proximidade, QRcode  senhas, e até mesmo biometria digital ou facial.

  1. Sensores de Barreira Infravermelho ou Cerca Perimetral 

Os sensores de barreira infravermelho são um sistema de alarme capaz de oferecer proteção completa para determinado perímetro de um local.

Além disso, eles podem ser usados em ambientes semi abertos ou externos.

Seu uso é mais para o uso do perímetro evitando invasões, disparando alarme sonoro evitando  violações suspeitas.

De modo que para o uso de controle de fluxo de pessoas ele pode não ser a ferramenta ideal!

Conheça Locacess & Locatronic!

Nós possuímos mais de vinte e cinco anos no ramo da segurança, tempo no qual acumulamos expertise e know-how para te apresentar as melhores propostas de segurança para você, seu negócio!

Fale com nossa equipe agora mesmo! Estamos prontos para sanar toda e qualquer dúvida que você tenha a respeito de como escolher o sistema de controle de acesso mais adequado para você!

Locacess & Locatronic: responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.