Como criar um sistema de acesso ideal para o seu condomínio

A segurança talvez seja um dos principais motivos na hora de escolher o condomínio como moradia. Afinal, a residência está sujeita a uma maior exposição a violência, e claro, os equipamentos de segurança em uma casa podem sair mais caro do que em um prédio residencial.

Além disso, há mais garantia de encontrar esses equipamentos operados por profissionais que entendam de segurança e que vão saber como lidar. Mas apesar de toda a estrutura, o desempenho pode ser afetado se não houver um controle de acesso no condomínio eficaz e bem planejado. A seguir abordaremos melhor esse assunto.

É evidente que a entrada de estranhos em um edifício exige uma estratégia complexa. Porém a facilidade de poder roubar vários apartamentos de uma só vez é o que faz com que muitos grupos de criminosos optem por invadi-los. O tipo de morador também pode ser um fator para atrair os criminosos, por exemplo, residentes que possuem um alto padrão de vida costumam colocar bens em seus apartamentos. Caso já saibam o que tem de valor, isso atrai atenção de pessoas mal intencionadas.

Caso o sistema de controle de acesso seja dominado, prendendo os vigilantes, é possível ingressar sem problemas nos apartamentos. Pensar não apenas em quem pode entrar e sair do local, mas também como impedir que os porteiros ou vigilantes sejam rendidos é fundamental.

Então se faz necessário um controle de acesso que esteja integrado onde há uma junção de equipamentos de segurança como câmeras, iluminações, portões, biometria, interfones, guarita blindada e outros. É interessante contratar empresas que disponibilizam esses equipamentos como a locação de câmeras cftv, assim como outros tipos de aparelhos.

É importante também a escalação de um grupo de profissionais para lidar com esses dispositivos e garantir a manutenção correta deles. Da mesma maneira, contratar seguranças bem treinados pode ser um fator importante em situações onde os mecanismos podem falhar.

alugue sua segurança

Mas não só a equipe de segurança deve ser habilitada, os moradores e visitantes, assim como outros funcionários do condomínio, necessitam ter uma conduta através de treinamentos de segurança para garantir o bem estar de todos. Eles precisam estar a par dos procedimentos básicos para evitar problemas.

Os equipamentos são aliados para um bom controle de acesso. Ressaltamos a instalação de eclusas ou portões duplos internos, que evitam a entrada de estranhos.  Tratando- se dos seguranças contratados, o ideal é que eles estejam bem treinados não apenas para agir em situações extremas, como também para lidar com as pessoas que frequentam o condomínio. Eles não devem ter um comportamento violento ou rígido com moradores ou visitantes, precisam manter a discrição ao agir, sem chamar atenção.

Os profissionais contratados precisam ter algumas características fundamentais para trabalhar com segurança como: cordialidade, responsabilidade, ética, disciplina, comunicação verbal, memória visual e assertividade. Essas são algumas das qualidades notáveis em um especialista em segurança.

Outro ponto importante é que o edifício possua um conjunto de regras bem definidas, que mescladas aos equipamentos de segurança e ao desempenho dos profissionais garantirá melhor êxito. Com regras bem estabelecidas e devidamente cumpridas é mais fácil garantir a salvaguarda dos moradores.

As normas são criadas a partir das características do local e as regras são estabelecidas para rotinas comuns como: a entrada e saída de moradores, carros, visitantes, empregados e entregas de pequeno e grande porte. Isso possibilita que o controle de quem entra e sai do prédio seja mais rigoroso, e que os outros residentes fiquem protegidos.  

Curtiu o nosso texto? Ele te ajudou a entender um pouco melhor sobre controle de acesso? Que tal dar uma olhada em nossos produtos de segurança? Nós da Locatronic trabalhamos com aluguel de câmeras cftv, aluguel de sistema de cftv, assim como a locação de câmeras que permite o monitoramento, através da internet. Dê uma olhada em nossos serviços e benefícios da contratação.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.