O CFTV nas transportadoras

Sabemos que gerenciar uma empresa que trabalha em uma estrutura cuja rotatividade de entradas e saídas de caminhões e mercadorias não é uma tarefa fácil. Prevenir riscos como extravios, furtos, depredação e avaria de mercadoria é fundamental para garantir o sucesso da operação.

É por isso que, é fundamental ter um sistema de câmeras para ter imagens como prova. Pode parecer complicado quando se trata de uma transportadora. Especialmente quando falamos de supervisionar processos e pessoas, há muito o que observar sendo preciso cada vez mais estruturar e adequar uma estratégia completa para a segurança total do negócio.

Vamos a alguns exemplos de como monitorar a estrutura de uma transportadora:

  • Funcionários: o aumento da segurança dos funcionários é essencial para monitorar não só a movimentação e rotina dos colaboradores dentro da empresa, mas também para proteger o empregador e a empresa de divergências em segurança do trabalho.
  • Operações e Colaboradores: saber o que está acontecendo dentro das operações internas diárias de sua empresa, e permitindo que seja observado e gravado o deslocamento de colaboradores externos dentro das áreas comuns, principalmente onde ocorre a separação e carregamento de mercadorias.
  • Tráfego: um desafio para muitas empresas de transporte, é projetar uma forma de monitoramento para prevenção de avaria nos caminhões e controle do fluxo de entrada e saída deles dentro da empresa. 

Contratar a locação de um sistema de CFTV é a melhor maneira de fazer o monitoramento de uma transportadora, pois é realizado um projeto para fazer a definição dos posicionamentos das câmeras entendendo quais são as necessidades da operação em todas as frentes como, monitoramento dos caminhões, funcionários, fornecedores ou mercadorias.

E mais, além do projeto personalizado de acordo com a infraestrutura e objetivos da empresa, contamos também com a manutenção dos equipamentos em casos de adversidades.

Dentro de uma transportadora é importante destacar alguns pontos cujo o sistema de CFTV pode ser benéfico para o bom funcionamento da empresa.

  • Utilização de câmeras nas áreas de carga e descarga:

As câmeras podem ficar apontadas para dentro do baú, onde é possível controlar toda a trajetória da mercadoria ou produtos que chegam e saem do galpão. Ainda na área do galpão, existem sempre cargas a espera de um caminhão para que seja feito o translado, nessa sessão, as câmeras auxiliam no monitoramento desse carregamento e também no estado físico que essa carga se encontra, e se a mesma foi violada ou alterada, evitando assim algum furto ou quebra de material.

  • Utilização de câmeras nas entradas e saídas:

Pelas câmeras da entrada do estacionamento, a visão dos caminhões é completa, podendo assim saber em que estado que o automóvel entrou na empresa e também monitorar  entrada e saída de fornecedores, por exemplo.

  • Utilização de câmeras na administração de pessoas:

Outra função bem importante das câmeras é o controle da rotina dos colaboradores em geral e também no que se diz respeito ao uso do EPI (equipamento de proteção individual), como botas, óculos, luvas entre outros ítens obrigatórios que em caso de algum acidente de trabalho, as imagens ajudam a avaliar a conduta do colaborador.

O uso de câmeras para prevenção de furtos, por exemplo, não é novidade, um caso onde o sistema de CFTV auxiliou bastante com esse tema, aconteceu com um de nossos clientes que sofreu uma tentativa de furto de mercadoria realizada por um funcionário de um fornecedor. As câmeras captaram o exato momento em que o indivíduo escondeu em sua mochila produtos que pertenciam a transportadora e as imagens foram utilizadas como prevenção e prova durante o processo.

A autonomia do mercado de câmeras de segurança avançou muito nos últimos anos, novas tecnologias abriram portas para que empresas e transportadoras possam ampliar a visão através de câmeras com mais precisão todas etapas e demandas que surgem durante a rotina da empresa. 

O sistema de CFTV te traz total apoio na visualização das operações, processos, controle de funcionários e mercadoria oferecendo um suporte completo em todas as frentes vitais do negócio. A qualidade e quantidade de níveis de solução de segurança disponíveis são diversos e garantir a melhor solução de sua empresa é sempre um assunto prioritário.

Contratar a locação de um sistema de CFTV é a melhor maneira de fazer a vigilância e ampliar a visão de uma transportadora, pois é realizado um projeto para fazer a definição dos posicionamentos das câmeras entendendo quais são as necessidades da operação em todas as frentes como, monitoramento dos caminhões, funcionários, fornecedores ou mercadorias.

E mais, além do projeto personalizado de acordo com a infraestrutura e objetivos da empresa, contamos também com a manutenção dos equipamentos inclusa no contrato sem custos adicionais.

A Locatronic pode te ajudar nesse processo, oferecendo a locação de todo o CFTV dentro de um projeto personalizado de acordo com suas necessidades, além da manutenção e atualização dos equipamentos locados, e o suporte técnico, sempre quando precisar!

Esperamos que tenham gostado e que invistam no aluguel de CFTV caso sua transportadora ainda não usufrua desse benefício!

Foi muito bom recebê-lo aqui em nosso blog, espaço que utilizamos para abordar temas relacionados ao nosso principal universo. A nossa intenção é orientar sobre as questões técnicas, possibilitando uma escolha responsável do serviço, e maior probabilidade de satisfação com o resultado!

Para mais artigos, clique aqui.

Muito obrigado e boa semana!