Carga preciosa: câmeras de segurança para prevenir roubos em áreas de carga e descarga!

Os desafios do transporte de cargas brasileiro são grandes e complexos, especialmente em relação a custos e produtividade. A condição precária das rodovias, utilizadas em 70% dessas operações, acentua ainda mais esse quadro desafiador, resultando em maior incidência de acidentes e acarretando um aumento de 30% nos custos operacionais. 

Os gestores de frotas precisam contar com soluções tecnológicas para apoiar a gestão de transporte com enfoque na segurança e eficiência operacional. A tecnologia emerge como uma aliada essencial para orientar os motoristas, contribuindo com a prevenção de acidentes, redução dos gastos com combustível e roubos de carga. Além disso, desempenha papel fundamental na otimização da produtividade. 

Um exemplo eficiente é a aplicação de câmeras de segurança inteligentes. Essa ferramenta tem revolucionado a segurança no transporte de cargas no mundo todo. 

A seguir, destacamos 4 motivos para que a sua transportadora ou galpão logístico adote essa tecnologia inovadora para aprimorar a gestão de frota.

Câmeras de Segurança para Áreas de Carga

1. Prevenção de Acidentes

Através da análise em tempo real de imagens, algoritmos inteligentes identificam fatores de risco como aproximação perigosa de veículo à frente, mudança de faixa não sinalizadas e sinais de sonolência ou distração do condutor, como bocejos, olhos fechados ou uso de celular.

Nesse momento, alertas sonoros personalizados são emitidos para orientar os motoristas, enquanto o gestor é notificado imediatamente para decisões mais precisas. Isso resulta em maior segurança operacional e significa redução do risco de acidentes – incluindo tombamentos e colisões, os tipos de acidentes mais prejudiciais atualmente.

2. Gestão de telemetria e câmeras inteligentes para melhorar a direção e reduzir custos operacionais

Cerca de 90% dos acidentes são atribuídos a falha humana. Por meio do monitoramento de telemetria, é possível detectar e abordar infrações como excesso de velocidade, desvios de rota, acelerações e frenagens bruscas.

Essas ações aprimoram a maneira de dirigir, impactando diretamente nos gastos ao reduzir o consumo, evitar multas e manutenção, garantindo a integridade do motorista, da carga e do veículo, ao mesmo tempo que otimiza os prazos de entrega.

3. Plataforma de gestão e segurança contra roubos e furtos

Além de todo o acompanhamento para evitar acidentes e fornecer dados para a gestão dos motoristas, as câmeras de segurança têm a capacidade de registrar imagens tanto do interior quanto do exterior dos caminhões. Esse recurso pode desencorajar ações criminosas e possibilitar o acionamento rápido das autoridades em situações de tentativa de roubo ou furto do veículo ou carga.

4. Vigilância de ponta para áreas de risco logístico

As câmeras de segurança constituem uma solução inteligente e estratégica para proteção de áreas sensíveis, como locais de carga e descarga, incluindo galpões logísticos

Elas mantêm uma supervisão contínua desses pontos vulneráveis e têm a capacidade de gravar imagens em caso de incidentes para análise posterior. Com tecnologia de ponta e constante inovação, dispomos de uma variedade de opções para locação de câmeras, capazes de se adequar às necessidades específicas de cada ambiente logístico. 

Critérios essenciais para a segurança de cargas

No âmbito do comércio nacional e internacional, é indispensável desenvolver um plano de segurança logística baseado em oito critérios:

  • Selecionar fornecedores que ofereçam sistemas de segurança avançados, possibilitando o rastreamento e a confirmação do trajeto e entrega das cargas.
  • Adotar medidas para assegurar a integridade da carga, como selos, cadeados e inspeções de contêineres e caminhões.
  • Verificar antecedentes do pessoal, implementar identificação e restringir acesso a áreas de carga.
  • Utilizar tecnologia especializada para padronizar a gestão logística, registrando manipulação, armazenamento e transporte.
  • Garantir documentação de identificação legível e precisa para toda a carga.
  • Aplicar medidas de segurança máximas em instalações de carga, como vigilância por câmeras, sinalização e extintores.
  • Desenvolver políticas e procedimentos de segurança digital para proteger sistemas eletrônicos de registro e controle de carga.
  • Treinar o pessoal em segurança e proteção civil para identificar e resolver ameaças de forma proativa.


Não deixe a vulnerabilidade comprometer seus negócios. Adote agora mesmo nossas soluções de locação de câmeras de segurança e resguarde suas operações de ponta a ponta. Sua tranquilidade começa aqui. Clique aqui e solicite agora o seu orçamento!

Locacess & Locatronic: Há 25 anos, responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!

Leia também:

Controle de acesso para monitorar entradas e saídas

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.