Câmeras de segurança na indústria: monitoramento avançado para a segurança dos funcionários!

Apesar do uso generalizado do Circuito Fechado de Televisão (CFTV), a real importância e os benefícios que as câmeras de segurança oferecem aos colaboradores dos diversos setores da indústria, muitas vezes, escapa à percepção dos empresários. 

No entanto, vale ressaltar que essa tecnologia vai muito além da vigilância, constituindo-se como elemento-chave na promoção da segurança dos funcionários e na elevação da confiança no ambiente de trabalho.

Ao antecipar incidentes, as câmeras de vigilância implementam uma observação detalhada de eventos arriscados, como a falta de utilização de EPIs e danos aos equipamentos. Dessa forma, o gestor de segurança do trabalho pode adotar ações ágeis e efetivas para resolver o problema, resultando em um ambiente mais seguro e produtivo para toda a equipe.

Confira como a instalação planejada de câmeras nos diferentes ambientes industriais podem contribuir com a segurança dos processos operacionais e dos colaboradores.

Câmeras de segurança na indústria

Priorizando a segurança dos trabalhadores na indústria

Manter práticas seguras entre os funcionários é de máxima importância, especialmente em departamentos industriais onde as operações podem envolver maquinário complexo, substâncias sensíveis e ambientes hostis.

Nesse contexto, é indicado a instalação de um Circuito Fechado de TV, um sistema de vigilância por câmeras utilizado para monitorar ambientes em tempo real ou gravar atividades para análise posterior. No CFTV, as câmeras capturam as imagens de um local específico e as transmitem para monitores de visualização ou dispositivos de gravação. 

Posicionando estrategicamente as câmeras de segurança em áreas de risco, a supervisão das atividades se torna altamente eficaz, permitindo observar várias partes da planta simultaneamente. Isso facilita a verificação de ações preventivas, como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a manutenção de distâncias seguras de áreas perigosas e a correta execução de medidas de segurança.

Sensores de movimento, calor e identificação de cores podem ser configurados para detectar eventos específicos, como derramamentos, superaquecimento, falha em equipamentos e até presença de pessoal em lugares perigosos.

Ao aliar tecnologia avançada com foco na segurança, as câmeras de vigilância se convertem em um recurso essencial para promover um ambiente de trabalho mais protegido, onde práticas seguras são reforçadas e riscos minimizados.

Administração da indústria

Nas indústrias, a quantidade de funcionários a ser acompanhada é muito alta e, por isso, contar com a ajuda de um sistema de observação pode ser a saída mais assertiva e segura.

Além disso, até mesmo a área de carga e descarga pode ser integrada ao gerenciar entrada e saída de veículos a distância, oferecendo, assim, mais agilidade no processo e na detecção de problemas que estejam atrapalhando todo o sistema.

Por isso, o CFTV atende às suas necessidades tanto nas áreas operacionais quanto em segurança e consegue englobar seu negócio por completo, facilitando não apenas o monitoramento, mas também a tomada de decisão e agilidade com a qual as mudanças são realizadas.

Bons motivos para instalar câmeras de segurança em indústrias

  • Aumentar a segurança de funcionários, clientes e visitantes.
  • Visualizar e gravar todas as etapas do processo de produção, evitando possíveis atos de sabotagem, negligência e mau uso dos equipamentos da empresa.
  • Proteger o estoque.
  • Cobrar e ter certeza que todos os colaboradores estão usando os EPIs.
  • Utilizar recursos de processamentos de imagens no processo da empresa (contagem e checagem de qualidade na linha de produção).
  • Gravar as imagens em formato digital para futura supervisão e análise.
  • Acessar as imagens da empresa pela internet de qualquer lugar através de notebooks, tablets e smartphones.


A locação de câmeras de segurança traz muitos benefícios ao setor industrial, cobrindo desde a execução de projetos até a manutenção e atualização de equipamentos. Ela evita que você tenha custos elevados na aquisição de câmeras e possa direcionar seus recursos para outras áreas da empresa, mantendo a tecnologia sempre atualizada.

Oferecemos soluções personalizadas, garantindo equipamentos adequados e suporte técnico eficaz para atender às necessidades específicas de cada cliente. Entre em contato agora mesmo


Locacess & Locatronic: Há 25 anos, responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!

Leia também:

Controle de acesso para monitorar entradas e saídas

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.