Câmeras de segurança: a solução definitiva para acabar com os furtos em supermercados!

Em meio aos corredores movimentados e prateleiras repletas de produtos, os supermercados enfrentam um desafio constante: os furtos. A cada dia, mercadorias desaparecem das prateleiras, resultando em perdas financeiras significativas para esses estabelecimentos.

Traçar um perfil típico de um autor de delito é complexo, já que tanto um cliente frequente quanto um ocasional podem estar envolvidos. Pode ocorrer também furtos internos cometidos por colaboradores. Os itens alvos são os mais variados possíveis: alimentos, chocolates, bebidas importadas, pilhas e baterias até produtos de perfumaria. Resumindo, qualquer pessoa pode cometer furtos em um supermercado.

Um indicador altamente desejado pelos supermercadistas é a redução das perdas em relação ao faturamento. Portanto, cada vez mais, as empresas estão alocando recursos em medidas de segurança.

Câmeras de segurança

Quais são as soluções para combater o furto em supermercados?

A prevenção das perdas é uma técnica de gestão que combina diferentes atividades a fim de evitar gastos desnecessários e desperdícios no negócio. Para isso, é trabalhada a conscientização dos colaboradores, a aplicação de boas práticas e o uso da tecnologia, como a instalação de um circuito fechado de televisão (CFTV)

Nessa estratégia, estão incluídas as perdas físicas, humanas, financeiras e de imagem. O objetivo é: 

  • Combater, prevenir e eliminar potenciais perdas;
  • Evitar desperdícios, furtos e fraudes;
  • Eliminar e diminuir gastos desnecessários;
  • Potencializar e elevar a margem de lucros.

Circuito Fechado de TV 

É mais conhecido por câmera de vigilância. Tem a finalidade de proteger o estabelecimento e evitar roubos e furtos, devido ao monitoramento de todo o ambiente. Ainda pode ser usado para verificar se os processos são executados da forma indicada ou se devem ser melhorados.

O ideal é instalar um número de câmeras suficiente para cobrir todo o espaço do estabelecimento. Assim, são evitados pontos cegos, que podem ser descobertos e utilizados a favor dos roubos e furtos. Aqui, também vale a pena investir em um layout de loja mais aberto, que facilita a visualização de cada lugar pelos equipamentos.

A importância das câmeras de segurança nos supermercados

O circuito fechado de televisão (CFTV) é um sistema de segurança que utiliza câmeras de vigilância estrategicamente posicionadas para capturar e transmitir imagens em tempo real. Essas imagens são enviadas para uma central de monitoramento, onde os profissionais contratados e treinados pelo supermercado acompanham e analisam as atividades registradas. 

Através da observação remota do sistema de CFTV, é possível observar as atividades em seu supermercado a qualquer momento e de qualquer lugar. Acesso às imagens por meio de dispositivos como computadores, tablets e smartphones permite verificar o que acontece em seu estabelecimento mesmo quando você não está presente. Esse recurso traz um sentimento de segurança e a capacidade de responder prontamente a situações de risco.

Além disso, as câmeras de segurança funcionam como uma medida preventiva intrínseca. A visibilidade das câmeras em seu supermercado atua como uma forma eficaz de desestimular possíveis criminosos. Ao perceber que estão sob vigilância, a probabilidade de tentativas de furto, vandalismo ou outras atividades ilegais é consideravelmente reduzida.

Outro ponto importante é a capacidade de registrar e armazenar as imagens capturadas. Isso pode ser útil para investigações posteriores em caso de incidentes ou necessidade de identificação de pessoas envolvidas.

Treinamento da equipe

Ao elaborar um projeto de CFTV eficiente, os supermercados podem reduzir significativamente as perdas financeiras causadas por furtos e consumo não autorizado.

A combinação da tecnologia com uma estratégia proativa fortalece a segurança do estabelecimento, proporcionando uma experiência de compra mais tranquila para os clientes e preserva a saúde financeira do negócio.

Investir em treinamento para a equipe traz um ambiente de trabalho aprimorado, enraizado em confiança, além de capacitar os funcionários para enfrentar diversas situações inerentes à rotina de um estabelecimento varejista. É importante ter fiscais, nas entradas e saídas do supermercado. Isso contribui para uma operação mais resiliente e preparada.

Conte com a expertise da Locacess & Locatronic para criar um projeto personalizado de locação de câmeras de segurança para o seu supermercado. Nossa tecnologia avançada e soluções elaboradas por profissionais capacitados vão construir um ambiente mais seguro para todos. Solicite agora mesmo o seu orçamento

Locacess & Locatronic: Há 25 anos, responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!Leia também:

É possível colocar câmeras dentro das câmaras frias?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.