Biometria: principais problemas enfrentados

Todos nós conhecemos a biometria, certo?

Para quem não sabe, biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente.

Estamos acostumados a utilizar a biometria na maioria da vezescom a digital, seja desbloqueando seu celular, no banco ou mesmo em um controle de acesso. Mas a biometria não é somente em digitais, áreas do corpo como a palma da mão, punhos, retina e íris dos olhos ou até mesmo o desenho da suas veias também são considerados instrumentos utilizados na biometria.

O principal objetivo da biometria consiste em identificar um ser humano de forma única, analisando uma característica física que o difere de todas as outras pessoas e para que o sistema biométrico funcione corretamente existe um fator importantíssimo:

O CALOR

O calor do corpo e circulação sanguínea são a base da biometria porque independente do canal que o sistema utilizará seja olhos, digital, face o maior medidor sempre estará relacionado com o calor do corpo. No campo técnico fala-se muito sobre a biometria de contato, justamente por ser necessário o contato do calor com o equipamento para que o sistema opere.

Mesmo assim, sabemos que existem algumas dificuldade ao lidar com um sistema de biometria digital e por isso vamos dar algumas dicas para não ter problemas ao utilizar um sistema biométrico:

  1. Escolha seu melhor dedo: não são todos os dedos que funcionam bem na biometria, é preciso ficar atendo a qual dedo oferece melhor adaptação ao equipamento. Normalmente são os dedos indicadores, anular e médio.
  2. Limpe o dedo e remova suor: quando o dedo está molhado, sujo ou com alguma substância que cobre as linhas da digital, dificulta a leitura do sistema.
  3. Veja sua idade: ao longo dos anos nossa impressão digital se desgasta e para idosos o sistema biométrico pode apresentar obstáculos.
  4. Fique atento na hora de cadastrar a digital: é muito importante quando for cadastrar a digital que a configuração do aparelho esteja correta e dentro do indicado.

Mas lembre-se a biometria é apenas uma das opções do Controle de Acesso, a nossa última dica é: caso a biometria não te ajude, conte com outras tecnologias!

Existem diversas opções de tecnologias que podem complementar o cadastramento biométrico, por exemplo, usar uma solução que possa identificar o usuário pela leitura de um cartão ou senha de acesso de uso pessoal são excelentes soluções para eventuais problemas de biometria. Você pode, inclusive, usar um equipamento que ofereça as duas formas de controle.

Foi muito bom recebê-lo aqui em nosso blog, espaço que utilizamos para abordar temas relacionados ao nosso principal universo. A nossa intenção é orientar sobre as questões técnicas, possibilitando uma escolha responsável do serviço, e maior probabilidade de satisfação com o resultado!

 

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.