Abril Verde – câmeras de segurança e a prevenção de acidentes de trabalho

O mês de Abril é marcado pelo movimento Abril Verde, o qual propõe a conscientização acerca da segurança e saúde no trabalho.

Em movimento ocorre por causa de duas datas importantes que caem no mês de abril, são elas:

  1. Dia 07 de abril, dia mundial da saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS);
  2. Dia 28 de abril, dia mundial da segurança e saúde no trabalho, data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Ainda, é importante mencionar que a data de 28 de abril é uma homenagem a 78 mineiros que morreram durante uma explosão ocorrida na mina de Farmington, Estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Esse caso ficou tão famoso que a OIT instituiu como sendo a data mundial da segurança e saúde no trabalho. 

No Brasil, a homenagem veio oficialmente em 2005, quando foi promulgada a Lei n.º 11.121 de 25 de maio de 2005, responsável por instituir o dia 28 de abril de cada ano como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Nesse sentido, desde então são realizadas ações de conscientização para prevenção de acidentes do trabalho e promoção de saúde no âmbito ocupacional.

Contudo, mesmo assim, os dados ainda são alarmantes, ainda mais se considerado que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. 

Segundo dados anunciados pelo Serviço Social da Indústria (SESI), parte do Sistema S, no Brasil, a cada 48 segundos, acontece um acidente de trabalho e, a cada 3h38min, um trabalhador perde a vida.

É por isso que hoje vamos falar um pouco sobre como um sistema de segurança pode ajudar sua empresa na prevenção de acidentes de trabalho, confira!

Câmeras de Segurança e a Prevenção de Acidentes de Trabalho

Um sistema de segurança eletrônica composto por câmeras e controle de acesso podem prevenir acidentes de trabalho em duas dimensões, são elas: 

  1. Controlando o deslocamento dos funcionários no dentro  da empresa, de modo a prevenir que adentrem ambientes e setores proibidos, assim como auxiliando na fiscalização do uso de EPI’s. 

Deste modo podem ser prevenidos acidentes de trabalho em seu sentido tradicional do termo.

  1. As câmeras de segurança podem ser usadas para averiguar a ergonomia dos trabalhadores, assim como se estão as normas de saúde e segurança no trabalho.

Assim poderão ser prevenidas as lesões ocupacionais, as quais são equiparadas a acidentes de trabalho para fins trabalhistas.

Para saber mais sobre o Controle de Acesso e as Câmeras de Segurança, conheça mais sobre a Locacess & Locatronic !

Conheça mais sobre a Locacess & Locatronic!

Nós possuímos mais de vinte cinco anos no ramo da segurança, tendo acumulado grande expertise e know-how.

Deste modo, estamos plenamente capacitados para apresentar o melhor projeto de segurança ocupacional para sua empresa!

Fale com nossa equipe agora mesmo, estamos prontos para sanar toda e qualquer dúvida que você tenha!

Locacess & Locatronic: responsabilidade e comprometimento com a sua segurança!