A História do CFTV

Hoje em dia estamos muito acostumados a interagir com câmeras de segurança praticamente em todos os lugares, seja no shopping, restaurante, farmácias, trabalho e especialmente em casa. Mas se voltarmos em um passado bastante recente, nos vem à cabeça, que não era tão comum assim estar diariamente sendo visto por sistemas de CFTV.

Afinal como começou o CFTV?

As primeiras câmeras de segurança surgiram nos EUA, especificamente em Nova York utilizadas por policiais para otimizar o monitoramento diário da cidade. Nos anos 70 eram utilizados fitas cassetes para gravação das imagens produzidas pelas câmeras, tornando-as cada vez mais populares. Gravar imagens em fitas foi uma grande novidade para a época, pois além de ter custo baixo, ela poderia ser utilizada como prova em casos de necessidade.

Durante a década de 80, as câmeras de segurança ganharam mais importância e começaram a ser usadas em lugares com grande movimento de pessoas, na vigilância policial, no controle de tráfego aéreo, entre outros. Foi também nos anos 80 que surgiram as câmeras CDD (Dispositivo de Carga Acoplada), essas câmeras possuem um microchip e captam imagens em condições de luz baixa e durante a noite – o que atualmente chamamos de infravermelho, com essa inovação, as câmeras puderam ser usadas de forma mais abrangente e efetiva.

Na década de 90 ocorreram as grandes evoluções justamente em função da internet, muitas novidades surgiram e os avanços não pararam, foi permitido que um só sistema de segurança pudesse gravar imagens de diversas câmeras ao mesmo tempo. As câmeras agora teriam sensibilidade ao movimento e gravação intervalada. E foi também nessa época que as câmeras chegaram as empresas e condomínios, garantindo a segurança de seus clientes e funcionários.

Com o uso dos computadores, a segurança eletrônica e seu sistema se tornaram ainda mais inovadoras. As imagens que antes ficavam gravadas em fitas ou em microchips, hoje são armazenadas em discos rígidos, o que facilitou muito o armazenamento. Também foram introduzidas novas funcionalidades com a era digital, como o zoom e a possibilidade de trazer mais nitidez a imagem.

A evolução das câmeras de segurança caminha lado a lado com a tecnologia. A população vem procurando várias maneiras de se proteger e monitorar sua casa, empresa, etc… e uma das maneiras mais usadas, definitivamente, é a instalação de câmeras de segurança, que são grande aliadas atualmente.

Os sistemas de CFTV passaram por grandes mudanças ao longo dos anos, nós aqui da Locatronic, podemos dizer que ainda teremos grandes novidades no futuro. Agora falamos de automação, reconhecimento facial, controle de acesso, biometria e diversos equipamentos que auxiliam não só na segurança, mas também no monitoramento diário dos seus interesses.

Foi muito bom recebê-lo aqui em nosso blog, espaço que utilizamos para abordar temas relacionados ao nosso principal universo. A nossa intenção é orientar sobre as questões técnicas, possibilitando uma escolha responsável do serviço, e maior probabilidade de satisfação com o resultado!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.