Você sabe o que é cabo coaxial?

Cabo Coxial

Cabo Coxial

Para ter um Circuito Fechado de Televisão (CFTV), é preciso garantir que todos os componentes do sistema sejam de boa qualidade e estejam funcionando perfeitamente. Para adquirir bons equipamentos, é preciso conhecer um pouco de cada, suas especificações e suas funções. O cabo coaxial é um componente importante do sistema de segurança, saiba mais sobre esse cabo!

O cabo coaxial é um cabo, condutor, utilizado para transmissão de sinais de televisão e para ligar equipamentos de vídeo. Também possui outras funções, como ligações para rádio amador e de sinais de radiofrequência para TV e rádio. Também pode ser utilizado para ligações de áudio, e antigamente, era utilizado para ligar rede de computadores.

Composto, basicamente, por um fio de cobre, que é o condutor, revestido com um material isolante, o cabo coaxial para câmeras é mais flexível que o cabo coaxial comum. Por fim, ele ainda é rodeado por uma blindagem, o que garante maior segurança ao manusear o cabo.

Vantagens do cabo coaxial

O cabo coaxial possui diversas vantagens sobre outros cabos convencionais, como sofrer menos com interferências externas, sejam magnéticas ou elétricas. Ele também é um cabo muito versátil, pois é capaz de transportar diversos sinais, por causa da sua grande opção de frequência.

O cabo coaxial também permite transmitir vídeos em alta definição, ideal para uso em circuitos fechados de televisão (CFTV). Sua blindagem externa reduz as interferências e a perda de sinal mesmo em cabos com um comprimento maior.

Como funciona o cabo coaxial?

O cabo coaxial é formado por um condutor, geralmente um fio de cobre ou vários fios entrelaçados; um isolador, que é um material que separa o fio de cobre da blindagem, evitando um curto-circuito; uma blindagem, que consiste em um envelope metálico que protege os sinais de possíveis interferências externas; e, por fim, a bainha, geralmente feita de borracha, ou PVC ou, raramente, Teflon, que serve para proteger os componentes do cabo lhe dando maior resistência ao ambiente externo, e oferecendo até mesmo um pouco de maleabilidade.

O cabo coaxial é o responsável por transmitir as imagens capturadas pelas câmeras de segurança, para um monitor ou computador. A qualidade do cabo irá interferir diretamente na qualidade da imagem que será transmitida na tela, sendo recomendável investir em cabos de marcas conhecidas e novos, visto que cabos antigos podem começar a apresentar alguns problemas, como mal contato e perda na qualidade da imagem.

A LOCATRONIC

Desde 1997 a Locatronic é líder no mercado de aluguel de câmeras de segurança. A proposta de aluguel de câmeras da Locatronic, consiste em oferecer a instalação de equipamentos modernos, de qualidade, tecnológicos e de fácil manuseio.

A assistência técnica, manutenção, treinamento (caso necessário), suporte e atendimento profissional, são características importantes dos serviços oferecidos pela Locatronic. Com uma equipe de profissionais altamente especializados em Circuito Fechado de Televisão (CFTV), a Locatronic desenvolve projetos para o sistema de câmeras. Os pontos estratégicos de instalação e aplicação, são tecnicamente analisados de acordo com a necessidade de cada cliente. Entre em contato e peça um orçamento!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.