O que é circuito interno de Tv?

A Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese) revelou dados que apontam o crescimento de 13% do mercado de segurança eletrônica no Brasil no ano de 2020. 

E a demanda pelo Circuito Interno de TV, que é um grande aliado na promoção da segurança, acompanhou essa ascensão e também vem ganhando cada vez mais adeptos no País. Mas, você sabe o que é circuito interno de TV e para quê ele serve?

O circuito interno de televisão, também chamado de circuito fechado ou CFTV, consiste num sistema de televisão, que distribui de forma não pública sinais vindos das câmeras de segurança. 

Ele serve para registrar imagens e permitir o seu monitoramento, com fins de vigilância e segurança, e funciona por meio do posicionamento estratégico de câmeras e a sua observação privada em monitores. Basicamente, é uma estrutura que faz a vigilância constante e atua como testemunha permanente.

Como funciona e para quê serve o CFTV?

O sistema é chamado de ‘’circuito fechado de TV’’, uma vez que as câmeras, monitores e gravadores de vídeo se comunicam por meio de um cabo coaxial ou um link de comunicação sem fio próprio para este sistema. A transmissão e o acesso de dados são limitados, por atributos de segurança.

Antigamente, os sistemas de CFTV utilizavam monitores de baixa resolução, preto e branco e sem recursos interativos. Hoje em dia, as imagens são coloridas, nítidas e de alta resolução e ainda oferecem ao administrador outros recursos, como o zoom, que serve para aproximar e aumentar o foco numa determinada área ou sujeito, a fim de observar de forma mais detalhada.

O uso mais conhecido do circuito interno de televisão é o de sistema de segurança, bastante utilizado por lojas, bancos, estabelecimentos públicos, escolas, empresas, indústrias, condomínios e até mesmo em residências. As possibilidades de uso desse sistema são praticamente ilimitadas, podendo ser adaptado a qualquer tipo de local.

A plataforma de CFTV atende às necessidades de monitoramento, vigilância e análise, além de permitir apurar as imagens de alguma situação ou movimentação de pessoas. Além disso, os sistemas possuem filtros específicos de busca inteligente, o que economiza tempo nas investigações, e assim são capazes de analisar eventos suspeitos, selecionando a hora de gravação. 

Outra vantagem desse sistema é poder determinar a exata localização e identificar o status de todos os equipamentos no sistema, a fim de cobrir com eficiência todas as áreas que se deseja monitorar. Vale ressaltar a importância de se atentar a alguns cuidados, como questões angulares na estratégia de posicionamento das câmeras, iluminação natural e noturna, dentre outros aspectos essenciais para garantir a qualidade das imagens e a eficácia no monitoramento.

Como escolher o CFTV mais adequado?

O primeiro passo é optar por câmeras de qualidade, que sejam rotativas e à prova d’água, para se adaptarem a todas as necessidades. É importante também que elas possuam uma excelente definição, pois são as imagens de qualidade que poderão garantir a vigilância. Existem vários modelos disponíveis, cada um atendendo a um tipo de aplicação, a serem instalados de acordo com as necessidades e características de cada ambiente.

Além das câmeras, o sistema também utiliza lentes e obturadores eletrônicos, que contribuem para melhorar a performance do sistema. Assim como, deve contar com o monitor CFTV, que precisa ter uma boa resolução para facilitar a identificação das imagens, dentre outros recursos, como a possibilidade de utilizar o zoom, facilitando as práticas de monitoramento.

Na estrutura do CFTV, também é necessária a instalação de um cabo coaxial – o mesmo utilizado em casa para a TV a cabo -, o qual realiza a transferência do vídeo das câmeras até o monitor e, caso o sistema possua, ao gravador de vídeo.

Nos sistemas digitais, que permitem o armazenamento das imagens e vídeos, o material é digitalizado. Portanto, os dados ficam guardados em um HD que deve suportar a capacidade adequada de acordo com o serviço dimensionado.

Quais os principais benefícios do CFTV? 

Além de permitir o monitoramento de qualquer local, promovendo maior segurança e evitando possíveis ações ilícitas, o circuito interno de tv proporciona comodidade ao assegurado, que pode constatar a qualquer momento se o seu patrimônio está devidamente protegido e em segurança, sendo esse o maior benefício do CFTV.

 

Ademais, existem diversas vantagens em contar com essa estrutura, seja para a segurança da empresa ou residência, como:

  • Afastamento de intrusos;
  • Identificar situações de risco;
  • Inibir infrações, violações e a ação de criminosos;
  • Visualização em tempo real;
  • Gravação de imagens e vídeos, que pode ser utilizada sempre que necessário;
  • Cobertura simultânea de todas as áreas e ambientes pretendidos;
  • Mobilidade, com o uso da internet, que permite acesso às imagens de qualquer lugar e dispositivo (notebook, tablet, smartphone);
  • Redução de custos (menor necessidade de pessoal);
  • Possibilidade de integração com outras plataformas digitais.

Ultimamente, os sistemas de monitoramento eletrônico também têm sido adotados em outros contextos, com os mais diversos propósitos, como áreas ambientais, educação, medicina assistida de forma remota e fiscalização de rodovias. As possibilidades de usufruir dos benefícios do CFTV só aumentam em todos os campos.

E como cada local tem suas especificidades, com necessidades distintas, é sempre recomendado se consultar com profissionais da área para a elaboração de um bom projeto de CFTV e obter o melhor resultado em monitoramento.

 

A Locacess & Locatronic

Com mais de 24 anos no mercado, a Locacess & Locatronic é pioneira, líder no mercado e atuante no segmento de locação de Circuito Fechado de Televisão (CFTV).

Seus serviços e instalações podem ser aplicados nos mais diversos locais, como lojas, empresas, condomínios, fábricas, comércios, residências, hotéis e muitos outros. 

A proposta de aluguel de câmeras da empresa consiste em oferecer o que há de melhor em monitoramento eletrônico, com a instalação de equipamentos modernos, de alta qualidade, tecnológicos e de fácil manuseio. A assistência técnica, manutenção, treinamento, suporte e atendimento profissional fazem parte do rol de serviços prestados com excelência pela Locacess & Locatronic.

Entre em contato e saiba como funciona a contratação dos serviços, para atender ao formato ideal que a sua empresa ou residência precisa.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.