CFTV em ambientes educacionais

Monitoramento eletrônico é uma realidade na vida de todos, porque estamos muito acostumados com a presença das câmeras em espaços públicos e privados, também sabemos suas diversas funções em nosso cotidiano, seja para segurança ou controle interno de condomínios e empresas. 

Mas, por que não falar do sistema de CFTV para ambientes educacionais?

No campo do ensino, o monitoramento é uma ferramenta que vai além da proteção e segurança da área externa da instituição, é possível utilizar o CFTV para observar áreas comuns da unidade, corredores, atividades e também salas de aula.

No post de hoje, iremos falar um pouco mais sobre o sistema de CFTV em diferentes ambientes educacionais, pontuando os benefícios de cada um deles:

 

ESCOLAS:

A instalação de câmeras no ambiente escolar torna a rotina dentro da entidade muito eficaz, pois oferece à diretoria, professores, funcionários, pais e alunos um controle interno de tudo que ocorre nas dependências. Por meio do CFTV podemos presenciar todas as fases do dia-a-dia da escola, como:

  • Entrada e saída dos alunos
  • Sinal para as aulas
  • Intervalo/Recreio
  • Atividades em grupo ou educação física
  • Cantinas
  • Biblioteca

Em uma instituição de ensino existem diversas possibilidades de usabilidade para as câmeras, desde monitorar a rotina dos alunos até a prevenção de possíveis adversidades que ocorrem nesse universo – cabular aula, por exemplo!

 

BERÇÁRIOS E CRECHES:

Bebês e crianças estão todos os dias em constante mudança, e para os pais, nada mais reconfortante saber que seu filho está sendo cuidado por um ambiente que permite o monitoramento em tempo real. Neste caso a instalação de câmeras pode ser feita além das áreas comuns, e podem contar com o sistema de controle e monitoramento também nos espaços de descanso, local de recreação e também nas áreas de convivência, onde os pais poderão acompanhar o dia a dia deles e observar se estão sendo bem cuidados ou se por exemplo, se alimentaram direito. 

 

UNIVERSIDADES:

Instituições federais, estaduais e também particulares estão cada vez mais preocupadas com a violência, e geralmente nesse ambiente, entramos na mesma questão das escolas quando se trata de monitorar a rotina, mas há outros ambientes que precisam ser protegidos e podem contar com a ajuda do controle de acesso e do monitoramento. 

Já que falamos do controle de acesso, não podemos deixar de contar um pouco mais como esse equipamento facilita e muito o fluxo de pessoas dentro de uma universidade, podendo controlar entrada e saída dos alunos de forma que o banco de dados registre essa ação e gere um relatório para diretoria.

Lembrando que quando falamos de ambientes com muito fluxo de pessoas é importante contar com um parceiro como a Locatronic que faça a locação dos equipamentos, fornecendo assim a manutenção do sistema e mais, é muito importante que seja realizado um projeto de acordo com a estrutura e necessidades da instituição antes de instalar seu sistema de CFTV ou controle de acesso. São esses passos que garantem a qualidade e alta performance dos equipamentos!

Como podemos observar, o sistema de CFTV está cada vez mais presente em nosso dia a dia, e nesse contexto, ter um projeto focado nas instituições de ensino ajuda em diversos quesitos a manter a segurança de dentro para fora. 

Foi muito bom recebê-lo aqui em nosso blog, espaço que utilizamos para abordar temas relacionados ao nosso principal universo. A nossa intenção é orientar sobre as questões técnicas, possibilitando uma escolha responsável do serviço, e maior probabilidade de satisfação com o resultado!

Para mais artigos, clique aqui.

Muito obrigado e boa semana!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.